As cercas vivas são ótimas para quem deseja dar um toque verde e charmoso ao seu jardim. Além de serem bonitas, elas também podem ser usadas para criar privacidade, bloquear o vento ou o barulho ou até mesmo proteger a casa de animais indesejados.
Com um pouco de planejamento e cuidados, você pode ter uma cerca viva saudável e bonita que vai durar por muitos anos.
Imagem: Max Rahubovskiy
Vantagens das cercas vivas
Ideal para quem quer dar um toque de verde e privacidade ao seu jardim, elas são versáteis e podem ser usadas para diversos fins, proporcionado uma série de vantagens nos jardins.
1- Beleza e privacidade
As cercas vivas são uma ótima maneira de adicionar cor e textura ao seu jardim e ainda podem ser usadas para criar privacidade na área externa.
2- Proteção e valorização
Elas também podem ajudar a bloquear o vento, o barulho e os animais indesejados, além de aumentar o valor do seu imóvel devido ao aspecto que traz para o paisagismo do local.
Qual planta escolher?
A primeira etapa na criação de uma cerca viva é escolher as plantas certas. Existem muitas opções disponíveis, cada uma com suas próprias características e antes de escolher a espécie ideal devem ser considerados alguns fatores.
Altura e espessura
As cercas vivas podem ser baixas, médias ou altas. Escolha uma altura que melhor se adapta às suas necessidades, já que elas podem ser mais ou menos densas.
Crescimento e resistência
Algumas espécies que são mais resistentes e que podem crescer mais rápido do que outras. Por isso, opte por plantas que sejam adequadas para o seu ritmo de vida e que se adequem a sua região.
Espécies recomendadas
1- Murta
A murta é uma planta de crescimento rápido e fácil de podar, ideal para cercas vivas baixas ou médias.
2- Trepadeiras
As espécies consideradas como trepadeiras são ótimas para cercas vivas altas, pois podem ser usadas para criar um efeito de parede verde, assim como acontece nas coberturas de pergolados floridos.
3- Arbustos
É uma opção mais ornamental, ideal para cercas vivas que também servem como decoração.
Cuidados com o cultivo
Recomenda-se que o cultivo das plantas de uma cerca viva seja feito no início da primavera ou do outono, quando as temperaturas estão amenas. Escolha um local ensolarado ou parcialmente sombreado, com solo bem drenado.
Além disso, mantenha sempre alguns cuidados frequentes, como regas regulares, podas para manter o formato desejado e adubação do solo duas vezes ao ano.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br