A suculenta rosinha de sol (Aptenia cordfolia), é uma das espécies de suculentas rasteiras que mais são cultivadas em regiões onde o clima seco e quente predominam, ainda mais em jardins que possuem um lindo paisagismo.
Curioso, que a suculenta ganhou esse nome por conta da forma como desenvolve suas flores, que se abrem apenas durantes as horas do dia onde o sol está mais presente, se fechando logo após ele se pôr.
Imagem: plantando.comamor
Floração da rosinha de sol
Após o crescimento de suas folhas ovais com uma cor bem verde, a pequena suculenta desenvolve suas lindas flores que variam entre as cores vermelha, branca e rosa, muito semelhantes as flores das margaridas.
Entretanto, a floração da rosinha de sol ocorre com mais intensidade apenas entre os dias que se iniciam na primavera, até o fim do verão e sempre na presença do sol pleno.
Como cuidar da rosinha de sol?
1- Exposição a luz do sol
Assim como outras espécies de suculentas que preferem se desenvolver em sol pleno, a rosinha de sol pode ser cultivada em ambientes externos que recebam a luz intensa do sol.
Ou então, a suculenta pode ser cultivada em ambiente internos, com o uso de vasos suspensos, desde que fiquem próximas a janelas que consigam receber a luz direta do sol durante algumas horas do dia.
2- Escolha do substrato
Além de ser uma suculenta, a rosinha de sol é uma espécie que possui costumes bem tropicais.
Portanto, o ideal é que ela seja cultivada em um substrato com uma ótima drenagem e que ele seja rico em matéria orgânica.
3- Adubação recomendada
Nos casos em que o substrato necessite ser adubado, o recomendado é que seja adicionado adubo orgânico, desde pedaços de cascas de frutas, casca de ovo, esterco curtido ou húmus de minhoca.
4- Frequência das regas
Quanto a frequência das regas, cuide para que o substrato não fique com muita umidade e para que nunca acabe ficando encharcando. Afinal, as folhas da rosinha de sol possuem a capacidade de fazer o armazenamento de água que será fornecido aos poucos para a suculenta.
Por isso, o ideal é que as regas sejam feitas por meio de uma borrifador, apenas para umedecer levemente o substrato.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
1 Comentar
Lindas. Onde posso comprar. Tenho bastante plantas e nunca vi dessas. Moro em Rio Bonito/RJ.
Deixe um Comentário