Você já se pegou imaginando “como enxertar rosa do deserto? Na paisagem da jardinagem, poucas plantas exalam tanta majestosidade quanto a Rosa do Deserto (Adenium obesum).
Com suas folhas carnudas e suas flores exuberantes que se assemelham a uma explosão de cor no cenário desértico, ela é, sem dúvida, a joia do jardim. Agora, imagine a possibilidade de misturar cores e formas dessa joia por meio do enxerto. Fascinante, não é mesmo?
Conhecendo a técnica de enxerto
Enxertar é uma técnica milenar que envolve a união de duas plantas diferentes, mas compatíveis, de forma que cresçam como uma só.
No caso da Rosa do Deserto, o enxerto permite combinar as características desejadas de duas plantas, como resistência e cor da flor, em uma única planta.
Passo a passo: como enxertar rosa do deserto
Com os cuidados adequados e uma dose de curiosidade, você pode criar combinações incríveis e dar um toque pessoal ao seu jardim. Em cada enxerto bem-sucedido, há uma história de dedicação e amor ao mundo das plantas.
Escolha as plantas certas
Porta enxerto: É a planta que fornecerá as raízes. Escolha uma Rosa do Deserto saudável, com pelo menos 1 ano de idade.
Enxerto ou cavaleiro: É a parte da planta que você deseja multiplicar. Escolha uma planta com flores de cor ou forma desejadas.
Preparação
Certifique-se de que suas ferramentas (como lâminas e tesouras de poda) estejam bem afiadas e esterilizadas. Lembre-se, estamos realizando uma pequena cirurgia vegetal!
Corte um galho saudável da planta que você deseja enxertar. Esse galho, geralmente com 5 a 10 cm, será o enxerto ou cavaleiro.
Realizando o enxerto
O ideal é fazer um corte em V no topo do porta enxerto. Contudo, o corte também pode ser reto. Insira cuidadosamente o enxerto no corte feito no porta enxerto. Ele deve se encaixar perfeitamente, quase como duas peças de um quebra-cabeça se unindo.
Use uma fita adesiva ou elástico para manter as duas partes unidas. É fundamental garantir um bom contato entre o porta enxerto e o enxerto.
Cuidados pós-enxerto
Mantenha a Rosa do Deserto em um local sombreado e protegido de ventos fortes por algumas semanas. Esse é o período em que a união entre as plantas se fortalece.
Mantenha o solo levemente úmido, mas não encharcado. A Rosa do Deserto, como o próprio nome indica, prefere condições mais secas.
Dicas extras para ter sucesso no enxerto de rosa do deserto
- Estação Ideal: A primavera é o momento ideal para enxertar, pois é quando a planta está mais ativa e receptiva.
- Paciência é a Chave: Nem todos os enxertos serão bem-sucedidos. Se, após algumas semanas, você notar que o enxerto não está prosperando, tente novamente. A jardinagem, afinal, é uma arte de paciência e persistência.
- Evolução: Assim que o enxerto estiver bem estabelecido, você notará um crescimento vigoroso e, eventualmente, florescerá com as características desejadas.
Vídeo tutorial
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br