Lembrando muito um minijardim de suculentas, o terrário consegue encantar nossos olhos com tamanha beleza que carrega consigo. Inclusive, não é de hoje que ele é considerado uma tendência na decoração, seja ele aberto ou fechado.
Assim como os mais variados modelos de jardim vertical, o terrário para suculentas também é uma ótima alternativa para quem gosta de ter plantas por perto, mas não possui muito espaço e/ou tempo para isso.
Imagem: Scott Webb
Como surgiram os terrários?
Estima-se que eles tenham surgido ainda no século XIX, na Inglaterra, ainda na era vitoriana. Por meio de um médico e cirurgião da época, foi observado que uma pupa de borboleta estava presa dentro de uma garrafa junto a um pequeno pedaço de samambaia.
Após esse episódio, ele resolveu testar outras plantas que eram fáceis de serem cultivadas naquelas condições e obteve ótimos resultados. Dessa forma, a técnica foi se aperfeiçoando e chegou no estado atual.
Como montar?
Trazendo ainda mais estética para decoração dos ambientes, o terrário possui uma aparência única e chama atenção de qualquer pessoa que passa por ele.
Para fazer um, basta separar algum recipiente para servir como base e criar, literalmente, um minijardim rodeado por suculentas e enfeites decorativos.
1- Escolha do recipiente
Antes mesmo de escolher as suculentas e os enfeites que irão fazer parte do seu terrário, é preciso escolher um modelo de recipiente para servir como base de tudo. Normalmente, os vasos de vidro são os tipos mais escolhidos para montar, mas você também pode optar por vasos de barro e cerâmica.
2- Monte um substrato
Agora, chegou a hora de criar o substrato do seu minijardim de suculentas. O ideal é criar um solo que tenha uma boa drenagem, podendo usar argila, areia e terra vegetal. Por fim, pode usar pedras decorativas ou musgo para completar o mini jardim.
3- Escolha das mini suculentas
Por se tratar de um terrário que irá ficar em um ambiente mais e meia-sombra, o ideal é que você faça a escolha de suculentas menores que gostem de se desenvolver nessas condições.
Como cuidar?
Por mais que fique um mimo só, os minijardins de suculentas não exigem muitos cuidados. Cuide apenas para que de tempos em tempos, o seu minijardim de suculentas possa pegar a luz direta do sol por alguns minutos durante o dia.
Quanto as regas, devem ser feitas apenas para umedecer o minijardim de suculentas, podendo ser feita até mesmo com um borrifador para não molhar muito o substrato.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
Deixe um Comentário