A Begônia maculata, popularmente chamada por Begônia de bolinhas (devido a sua característica composta por suas folhas verdes com pontos prateados), é uma espécie nativa da região sudeste do Brasil, ocorrendo especialmente na Mata Atlântica.
Infelizmente, por ter sido muito explorada de forma irregular, ela acabou se tornando uma espécie que corre risco de extinção. Mesmo assim, ainda é possível encontrar a espécie na variedade cultivar a venda para que adora jardinagem e quer usar a planta para decorar ambientes.
Imagem: duckeggandmustard
Ideal para o urban jungle
Com suas folhas bem características, repletas de bolinhas brancas em uma estampa verde, essa espécie de begônia dá uma estética toda exótica na decoração. Aliás, esse é o principal motivo para ser a preferida entre os adeptos do conceito urban jungle.
Principais cuidados com a begônia maculata
Para que o gênero maculata se desenvolva corretamente, você precisar seguir alguns cuidados básicos, que garantirão que ela floresça de forma correta.
1- Frequência das regas
Mantenha um certo cuidado quanto a frequência das regas de sua begônia. O ideal, é que que sejam feitas cerca de duas ou três regas por semana. Porém, é preciso verificar como está a umidade do substrato antes de regar.
Pode ser que ele seque muito rápido e acabe murchando caso esteja faltando água em suas raízes. Água demais também não é legal! Muita água em suas raízes pode acabar encharcando e matando a planta.
2- Exposição a luz
Mantenha sempre sua begônia maculata exposta ao sol! Por mais que não gostem do sol pleno, elas precisam de luz intensa para se desenvolverem.
Por isso, cuide para sempre manter sua begônia em um local de meia-sombra e lembre de deixar seu vaso exposto ao sol fraco da manhã ou do final da tarde.
3- Umidade e temperatura
Por serem espécies nativas de florestas tropicais e que possuem uma umidade mais alta, pode se pensar que elas gostem de muita água, não é? Porém, é o contrário disso! A begônia maculata prefere não receber muita água em suas folhas. Por isso, evite ao máximo molhar diretamente suas folhas com muita água.
Quanto a temperatura, elas preferem se desenvolver em ambientes como uma temperatura mais elevada, podendo até mesmo ficar um certo período de dormência durante o inverno.
Quanto custa?
Talvez, o único ponto negativo da begônia maculata seja seu preço elevado. Normalmente, seu preço varia em torno dos R$100, já que é bem limitada e possui uma procura muito alta. Porém, cada centavo investido na espécie vale a pena.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br