Como plantar alecrim no vaso? Guia para cultivar frescor e aroma.

Escrito por:

O alecrim, com seu aroma inconfundível e sabor marcante, tem uma presença inegável tanto na culinária quanto na jardinagem caseira.

Anúncios

A seguir, confira um guia detalhado sobre como plantar alecrim no vaso, para que ele cresça perfeitamente no conforto do seu lar.

Como plantar alecrim no vaso?

1- Escolha um vaso adequado

Primeiramente, é essencial escolher o vaso correto. O alecrim adora espaço para suas raízes se estenderem, portanto, um vaso com pelo menos 30 centímetros de profundidade será perfeito.

Anúncios

2- Substrato ideal

A terra é a casa do alecrim, e para que ele prospere, ela precisa ser adequada. Uma mistura recomendada por especialistas, como o botânico Dr. Luis Verde, é usar duas partes de terra para uma parte de areia grossa, criando um ambiente de drenagem eficaz.

plantar alecrim no vaso

Já a engenheira agrônoma Marina Flores, sugere a adição de um composto orgânico para nutrir a planta com os minerais essenciais para seu desenvolvimento.

Passo a passo para plantar o alecrim

Escolha da muda

Opte por uma muda saudável de alecrim. As mudas são geralmente mais confiáveis do que começar a partir de sementes, pois já estão estabelecidas e prontas para se desenvolverem.

Anúncios

Preparação do vaso

No fundo do vaso, coloque argila expandida ou cacos de telha para facilitar a drenagem. Em seguida, adicione a mistura de terra preparada.

Plantio

como plantar alecrim no vaso 2

Faça um buraco no centro do vaso que seja grande o suficiente para acomodar toda a raiz da muda. Posicione-a com cuidado e preencha os espaços ao redor com mais terra.

Primeira rega

Após o plantio, regue em abundancia, cuidando para não encharcar o substrato. As demais regas, devem ser feitas conforme o substrato estiver seco ao toque.

Anúncios

Dicas para cultivar o alecrim

Sol

O alecrim precisa de muita luz para se desenvolver. Certifique-se de que ele receba pelo menos seis horas de luz solar direta todos os dias. Se você mora em um apartamento, escolha uma janela bem iluminada que receba a luz direta do sol ou um espaço em uma varanda.

Rega

Quando o assunto é água, o alecrim prefere “controle”. A regra é regar somente quando o topo do solo estiver seco ao toque. A paisagista Márcia Patrício adverte: “Regas excessivas são mais prejudiciais do que a falta dela para o alecrim”.

Publicidade relacionada

Veja Também