Inseticida caseiro: 4 receitas fáceis e práticas para suas plantas.

Escrito por:
Inseticida caseiro: 4 receitas fáceis e práticas para suas plantas.

Além dos cuidados que são muito importantes para o cultivo das plantas, algumas vezes precisamos combater algumas pragas com o uso de algum inseticida caseiro.

Anúncios

Seja para fazer o controle de cochonilhas ou de pulgões, o uso de alguma receita de inseticida caseiro para plantas pode ser uma alternativa mais segura para a saúde de quem convive no mesmo ambiente que as plantas.
Imagem: ademoreirapaisagismo

Importância do controle de pragas nas plantas

Independente da época do ano, é de extrema importância realizar constantemente o controle de possíveis pragas que possam acabar se instalando em nossas plantas.

Por isso, o ideal é que esse controle seja feito semanalmente, afim de se evitar a propagação de qualquer tipo de praga que seja encontrado em alguma planta.

Benefícios do uso de inseticida caseiro para plantas

Fora o grande benefícios que o uso dos inseticidas caseiros promovem para as plantas, mantendo sua horta sempre bonita, o uso desse tipo de inseticida também colabora para a saúde de quem aplica e convive no local onde estão as plantas.

Anúncios

Afinal, os inseticidas que são feitos em casa são compostos por produtos menos nocivos, quando comparados aos inseticidas químicos.

Receitas de inseticida caseiro

Caso você encontre alguma de suas plantas infestadas por pragas e queira resolver com receitas simples de inseticida caseiro, confira a seguir algumas dicas de como fazer o preparo de inseticidas para garantir a saúde de jardins e hortas.

1- Inseticida caseiro com óleo de neem

Inseticidas caseiros que são compostos pelo óleo de neem, podem ser uma ótima opção para controlar e evitar a infestação causada por pulgões em suas plantas.

inseticida caseiro 1
Imagem: jardineiroamador – Uso do óleo de neem para evitar a propagação de pragas

Neste caso, a vantagem está de que o óleo de neem é um produto concentrado e você pode diluir o produto para usar em um borrifador e aplicar nas suas plantas e folhagens para interferir na polinização e propagação dos pulgões.

Anúncios

2- Inseticida com pimenta e alho

Outro inseticida que pode ser preparo com ingredientes simples e é ótimo para o controle de pragas, é o inseticida natural a base de pimenta e alho. Aliás, o uso desse inseticida é ótimo para insetos que acabam atacando seu jardim, ainda mais para quem procura por um inseticida caseiro para formigas nas plantas.

Anúncios

Para fazer o seu preparo, basta misturar em um liquidificador uma porção de alho com pimenta e despejar essa mistura em uma garrafa que contenha um 1 litro de álcool 70°. Antes de usar, é recomendado fazer a diluição dessa mistura com 10l de água para pulverizar nas plantas que devam ser protegidas.

3- Inseticida natural com coentro

Pode não parecer, mas um inseticida super prático de ser preparado e que ajuda no controle de pulgões e ácaros, é um inseticida natural preparo com coentro. E, para fazer seu preparo, você precisa misturar apenas uma porção de folhas cozidas de coentro e, após a decocção esfriar, pulverizar nas folhas das plantas. –

Anúncios

4- Inseticida com sabão de côco

Você sabia que o sabão de côco também pode ser usado como um aliado no controle de pragas nas plantas? Para usar esse inseticida natural, você precisa apenas misturar a 5l de água fervente, aproximadamente 3kg de sabão de coco picado com 2l de óleo mineral.

Se atente a outros cuidados

Se atente, também, para outros cuidados que são de grande importância para evitar possíveis infestações causadas por pragas em plantas.

1- Umidade do solo

Além das pragas que podem acabar danificando nossas plantas, algumas doenças causadas por fungos também podem acabar causando diversos problemas. Por isso, evite manter o acúmulo de água no substrato onde suas plantas estão sendo cultivadas.

O conteúdo foi útil?

Obrigado!

Veja Também

2 Comentários

  • Cristina 9 de janeiro de 2023 20:14

    Olá! Gosto muito das dicas que vc posta. Aprendo muitas cousas e passo pras minhas amigas.sou grata!
    Namaste

  • Antonieta De Sousa Ferreira 13 de janeiro de 2023 16:42

    Amo, os conselhos e cuidados para cuidarmos das plantinhas.gratidão!

Comments are closed.