De manutenção prática e muito fácil, acredita-se que a Planta Jiboia está na lista das plantas mais queridas pelos adeptos a jardinagem, seja para compor a decoração interna dos ambientes em vasos para flores ou externamente decorando jardins.
Além de toda essa praticidade da folhagem, a Hera-do-diabo, como é conhecida em alguns lugares é muito apreciada por desenvolver lindos caules.
Imagem: Vladimir Gladkov
Como é a planta Jiboia?
Assim como a philodendron scandens (outra espécie de planta muito parecida e confundida com ela) a trepadeira possui como principal característica o formato de sua folha que lembra o formato de um coração.
Essas características, fazem com que a planta seja muito escolhida para compor o paisagismo de jardins externo e seja a favorita dos jardineiros de ambientes internos.
Como cultivar?
Assim como a maioria das plantas e flores, é preciso seguir alguns cuidados ao estar cultivando a jiboia, seja dentro de um vaso decorativo ou em um jardim externo.
1- Prefira luz indireta
Ao iniciar o cultivo da sua Jiboia, prefira desenvolver a planta em um ambiente onde ela possa receber luz indireta do sol.
Assim, se você optar em cuidar dela dentro de casa, pode deixa-la próxima de uma janela, onde ela consiga ao longo do dia receber a luz natural do sol por algumas horas.
2- Frequência das regas
Se atente a frequencia com que você faz as regas da sua planta. O ideal é apenas manter o solo úmido e evitar de encharcar suas raízes. Caso contrário, sua planta poderá acabar apodrecendo.
3- Solo
Não deixe de ter um certo cuidado com o solo onde será cultivada a sua planta JIboia. Assim como a maioria das plantas de meia-sombra, prefira pelo uso de um solo bem adubado e que possua uma boa drenagem para evitar o acúmulo excessivo de água nas raízes da planta.
Cuide das pragas
Por mais que seja uma planta muito resistente a uma variedade de pragas, ela pode acabar sofrendo com infestações de cochonilhas. Nesse caso, você pode fazer o uso de inseticidas caseiros para fazer a remoção dessas pragas e fazer uma limpeza na parte inferior de suas folhas.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br