Campainha-da-china (Platycodon grandiflorus): a flor que vai alegrar o seu jardim

Escrito por:
Campainha-da-china (Platycodon grandiflorus): a flor que vai alegrar o seu jardim

A campainha-da-china é uma planta de origem asiática, que é conhecida por suas delicadas flores em forma de estrela. Ela é uma planta perene, que pode atingir até 80 cm de altura. Suas folhas são simples, ovaladas a lanceoladas, opostas, verticiladas e com margens denteadas.

Anúncios

Já suas flores, são azuis, roxas, rosa ou brancas, e desabrocham no verão e no outono. Dependendo da região, pode ser conhecida como flor balão ou campainha chinesa. Elas são uma ótima opção para jardins, pois podem ser cultivadas em canteiros, pergolados com flores ou até mesmo em vasos.
Imagem: PublicDomainPictures | Pixabay

Origem da Campainha-da-China

A Campainha-da-China, é nativa da Ásia Oriental, incluindo China, Coreia e Japão. Ela ganhou o nome “Campainha” devido à sua característica forma de sino quando as pétalas ainda estão fechadas, antes de desabrocharem em flores deslumbrantes.

campainha-da-china
Imagem: Glenn A Lucas | Pixabay

A variedade “grandiflorus” refere-se ao seu tamanho impressionante quando está em época de floração.

Beleza e Simbolismo

Além da beleza estética, a espécie também possui um significado simbólico. Ela representa a lealdade, a gratidão e o amor eterno, tornando-a uma escolha popular para buquês de casamento e arranjos florais que celebram relacionamentos duradouros.

Anúncios

Como cultivar?

Uma das razões pelas quais os jardineiros adoram a Campainha-da-China é a facilidade de cultivo. Nô Figueiredo, paisagista e florista, cita que por mais que ela seja uma espécie típica de clima temperado, é uma planta rústica de baixa manutenção.

1- Exposição ao sol

Segundo a paisagista, a espécie pode ser cultivada tanto em vasos, como em jardins externos e canteiros.

campainha-da-china
Imagem: Martin Steiner | Pixabay

Contudo, o local deve ser bem iluminado, preferencialmente ao sol pleno, onde possa receber pelo menos 4 horas de luz direta por dia.

2- Substrato

O substrato utilizado no cultivo da campainha-da-china deve ser bem drenado para evitar o acúmulo de água (o que pode apodrecer as raízes), além de ser composto por matéria orgânica.

Anúncios

3- Rega

Mantenha o solo levemente úmido, mas evite o encharcamento. A rega moderada é o segredo para um crescimento da planta e o desenvolvimento de suas flores.

Curiosidades adicionais

A versatilidade da Campainha-da-China a torna uma flor ideal para várias situações. Além de adornar jardins e quintais, ela pode ser usada em arranjos florais, buquês e até mesmo como planta medicinal.

Já suas raízes têm sido tradicionalmente usadas na medicina herbal asiática para tratar doenças respiratórias e inflamações.

Veja Também