De fácil cultivo e adaptação, o cipó de São João (Pyrostegia venusta) é uma espécie de trepadeira comum de ser encontrada em diversas regiões do Brasil, muito cultivada em áreas externas para compor pergolados com flores e jardins.
Ariela Maia, especialista em plantas, cita que a planta se destaca nos jardins devido ao aspecto de suas flores, que são bastante vistosas, com uma coloração alaranjada bem acentuada. Uma curiosidade, é que a trepadeira ficou sendo chamada popularmente de “São João, por conta do período em que ela tem sua floração, logo na época das festas juninas.
Imagem: espacoverdedesign
Características do cipó de São João
Com sua floração, que sempre se inicia em junho e pode ir até setembro, o cipó de São João é uma trepadeira que possui como característica suas inflorescências vistosas, que são repletas de flores de cor laranja.
Como cultivar o cipó de São João?
Para que a espécie de trepadeira consiga desenvolver suas flores corretamente, é preciso seguir alguns cuidados básicos no seu cultivo.
1- Temperatura e luminosidade
Dois cuidados importantíssimos no cultivo do cipó de São João, está na temperatura ambiente e na luminosidade que o local onde a trepadeira estará sendo cultivada. O ideal, é que ela esteja em uma área onde o clima seja mais quente.
Além disso, é importante escolher um local bem iluminado, onde o cipó de São João consiga receber a luz direta do sol na maior parte do dia.
2- Solo ideal
Quanto ao solo, ele deve possuir uma boa drenagem, para evitar o acúmulo de água em suas raízes, além de ser rico em nutrientes orgânicos.
3- Frequência das regas
Para que a trepadeira floresça lindamente, o ideal é que as regas sejam frequentes, cuidando para o solo se mantenha sempre levemente úmido. Por mais resistente a seca que a trepadeira seja, não é recomendado manter o solo seco por muito tempo.
Cuide apenas para não exagerar na quantidade de água fornecida entre as regas, já que se em excesso, poderá acabar apodrecendo as raízes do cipó devido ao acúmulo de água.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br