Cipó de São João: características +3 dicas para seu cultivo.

Escrito por:
Cipó de São João: características +3 dicas para seu cultivo.

De fácil cultivo e adaptação, o cipó de São João (Pyrostegia venusta) é uma espécie de trepadeira comum de ser encontrada em diversas regiões do Brasil, muito cultivada em áreas externas para compor pergolados com flores e jardins.

Anúncios

Ariela Maia, especialista em plantas, cita que a planta se destaca nos jardins devido ao aspecto de suas flores, que são bastante vistosas, com uma coloração alaranjada bem acentuada. Uma curiosidade, é que a trepadeira ficou sendo chamada popularmente de “São João, por conta do período em que ela tem sua floração, logo na época das festas juninas.
Imagem: espacoverdedesign

Características do cipó de São João

Cipó de São João
Imagem: mariadasdorestannus

Com sua floração, que sempre se inicia em junho e pode ir até setembro, o cipó de São João é uma trepadeira que possui como característica suas inflorescências vistosas, que são repletas de flores de cor laranja.

Anúncios

Como cultivar o cipó de São João?

Para que a espécie de trepadeira consiga desenvolver suas flores corretamente, é preciso seguir alguns cuidados básicos no seu cultivo.

1- Temperatura e luminosidade

Dois cuidados importantíssimos no cultivo do cipó de São João, está na temperatura ambiente e na luminosidade que o local onde a trepadeira estará sendo cultivada. O ideal, é que ela esteja em uma área onde o clima seja mais quente.

cipó de são joão
Imagem: viva_me_erika_taguchi

Além disso, é importante escolher um local bem iluminado, onde o cipó de São João consiga receber a luz direta do sol na maior parte do dia.

Anúncios

2- Solo ideal

Quanto ao solo, ele deve possuir uma boa drenagem, para evitar o acúmulo de água em suas raízes, além de ser rico em nutrientes orgânicos.

3- Frequência das regas

Para que a trepadeira floresça lindamente, o ideal é que as regas sejam frequentes, cuidando para o solo se mantenha sempre levemente úmido. Por mais resistente a seca que a trepadeira seja, não é recomendado manter o solo seco por muito tempo.

Anúncios

Cuide apenas para não exagerar na quantidade de água fornecida entre as regas, já que se em excesso, poderá acabar apodrecendo as raízes do cipó devido ao acúmulo de água.

Publicidade relacionada

Veja Também