Erva-de-Jabuti (Peperomia pellucida): Uma PANC repleta de benefícios.

Escrito por:
Erva-de-Jabuti (Peperomia pellucida): Uma PANC repleta de benefícios.

A erva-de-jabuti (Peperomia pellucida) é uma planta herbácea, anual, ereta e ramificada, que pertence à família das Piperaceas, a mesma da pimenta. Ela cresce de forma espontânea e é considerada uma invasora por alguns agricultores, mas tem um grande potencial alimentício e medicinal.

Anúncios

Essa planta, também conhecida como coraçãozinho, é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) que tem muito a oferecer para a sua saúde e para o seu paladar. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a origem, as características e o cultivo dessa espécie, além de seus benefícios e usos na culinária.
Imagem: thepanjavarnabootham

Origem da erva-de-jabuti

A erva-de-jabuti é originária da América do Sul e da Ásia, onde é consumida há séculos pelas populações locais. No Brasil, ela está presente do Amazonas ao Paraná, sendo mais comum na região Norte, onde é usada na medicina tradicional contra tosses, resfriados, inflamações e problemas de pressão arterial.

Anúncios

Ela também é conhecida em outros países da América Central e do Caribe, como México, Cuba e Porto Rico, onde recebe nomes como corazon de hombre, yerba de la planta ou herbe a la curesse. Na Malásia, ela é chamada de ketumpangan air e também é usada como alimento e remédio.

Características

A erva-de-jabuti tem caules tenros e quase translúcidos, que medem até 40 cm de altura. Suas folhas são simples, pecioladas, alternadas, com formato de coração e bordas lisas. Elas têm uma nervura central saliente e medem entre 1 a 3 cm de comprimento.

erva-de-jabuti - peperomia pellucida
Imagem: zaidulakbar_zaidulakbar

As folhas são verdes claras e têm um sabor intenso e característico. As inflorescências são do tipo espigas, eretas, cilíndricas e esverdeadas, reunindo numerosas flores diminutas. A planta floresce durante todo o ano.

Anúncios

Como cultivar?

A erva-de-jabuti é uma planta rústica e de fácil cultivo. Ela se adapta bem a diferentes tipos de solo, desde que sejam bem drenados e ricos em matéria orgânica. Ela prefere locais com meia-sombra e umidade constante, mas não tolera encharcamento.

Anúncios

A rega deve ser feita com frequência para manter o solo úmido, mas sem excesso. A adubação pode ser feita com composto orgânico ou húmus de minhoca a cada dois meses. A propagação pode ser feita por sementes ou por estaquia dos ramos.

Benefícios da peperomia pellucida

A peperomia pellucida é rica em nutrientes como potássio, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C. Ela também contém compostos bioativos como flavonoides, taninos e óleos essenciais, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e anti-hipertensivas.

Anúncios

Alguns estudos científicos indicam que a erva-de-jabuti pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL), a controlar a glicemia e a prevenir o câncer.

Usos na Culinária

A erva-de-jabuti é uma PANC que pode ser consumida de diversas formas. Suas folhas e ramos jovens podem ser usados crus ou refogados em saladas, sopas, tortas, panquecas, omeletes, bolinhos de arroz, risotos e outros pratos.

erva de jabuti peperomia pelludica 2
Imagem: toti.leathercraft

Eles têm um sabor forte e aromático que combina bem com outros ingredientes. As inflorescências, que também são comestíveis, podem ser usadas como tempero, semelhante à pimenta-longa. A peperomia pellucida também pode ser usada para fazer chás, sucos e geleias.

Veja Também