Estrelícia: 3 dicas para cuidar da conhecida planta Ave-do-Paraíso.

Escrito por:
Estrelícia: 3 dicas para cuidar da conhecida planta Ave-do-Paraíso.

Popularmente conhecida como Ave do paraíso, a Estrelícia (Strelitzia reginae) é uma planta com um aspecto bastante exótico e recebeu essa identificação devido a uma homenagem feita para a rainha Carlota Sofia. Aliás, mesmo sendo uma planta exótica muito utilizada por paisagistas em jardins, não se sabe muito ao certo como que ela conseguiu chegar ao Brasil.

Anúncios

Contudo, devido a beleza que a Ave do paraíso consegue proporcionar aos jardins externos, hoje ela é uma das plantas mais escolhidas para deixar os jardins mais bonitos, se adaptando muito bem ao clima tropical.
Imagem: ROMAN ODINTSOV

Cultivo da Estrelícia

Lembrando muito o formato de um pássaro colorido, a estrelícia (Strelitzia reginae) é capaz de se destacar em canteiros e jardins, até mesmo em projetos paisagísticos mais sofisticados devido as suas flores de cor alaranjada.

Ave do paraíso
Imagem: Guglielmo Cancelli – Strelitzia reginae (Estrelícia)

Porém, uma dúvida muito comum quanto a planta é de como deve ser feito o seu cultivo e quais são os cuidados necessários com a Ave do paraíso.

Anúncios

1- Exposição ao sol

Antes de tudo, é importante saber que, antes mesmo de pensar em cultivar a estrelícia, ela irá requerer de bastante luz solar para que se desenvolva corretamente e possa florescer. Se ficar pouco exposta a luz do sol, a Ave do paraíso pode não florescer como é esperado.

Estrelícia
Imagem: Julia Malushko – Estrelícia

Por isso, escolha um local onde a planta possa receber em média, umas seis horas de sol por dia. Aliás, caso o local escolhido receba a luz indireta do sol por algumas horas, ela também pode ser cultivada sem problemas.

2- Regas

Entre as recomendações para o desenvolvimento correto da Ave do paraíso, está o cuidado com as regas. O ideal é não exagerar na quantidade regas feitas na planta, devendo ser feita por até duas vezes na semana. Porém, tome cuidado para não esquecer de estar fazendo essas regas regulares.

Anúncios

3- Solo

Devido as suas características, a planta consegue se desenvolver muito bem em solos drenados e que sejam ricos em matéria orgânica, principalmente se o solo estiver com pouca acidez.

Ave do paraiso
Imagem: Magda Ehlers

A recomendação é de sempre cuidar para manter o solo úmido para que ela consiga se desenvolver e possa florescer, assim sempre terá água e nutrientes em suas raízes. Outro ponto favorável, é que ela pode ser plantada em canteiros pequenos e não precisa de um espaço muito grande para se desenvolver.

Anúncios

3- Podas

Com o tempo, as folhas e as flores da Ave do paraíso acabam secando. Por isso, mantenha o hábito de realizar podas de limpeza, apenas para fazer o controle das partes secas da planta, deixando-a com um aspecto mais bonito e atrativo.

O conteúdo foi útil?

Obrigado!

Veja Também

2 Comentários

  • Ivone Cella da Silva 19 de dezembro de 2022 11:48

    Tenho uma flor ave do Paraíso e está plantada num vaso, linda mas nao floresce
    O que fazer
    Pelo que li digo as orientações?
    Será melhor plantá-la no chão?

    • Pétalas e Flores 19 de dezembro de 2022 13:44

      Olá,
      Ela também pode ser cultivada em vasos.
      Em alguns casos, a falta de luz direta do sol pode estar influenciando no desenvolvimento das suas flores.
      Outras, pode ser a falta de umidade do solo.

Comments are closed.