Flor alamanda: cores, floração +3 cuidados para seu cultivo.

Escrito por:
Flor alamanda: cores, floração +3 cuidados para seu cultivo.

A flor alamanda pertence à família Apocynaceae e é nativa das regiões tropicais e subtropicais da África e da Ásia. Existem várias espécies que podem ser encontradas, mas a mais comum é a A. cathartica, popularmente conhecida como Trombeta Dourada ou Sino Amarelo.

Anúncios

Aliás, pelo esplendor de suas flores e por ser um tipo de trepadeira, ela é muito procurada para ser cultivadas em jardins, cercas vivas e pergolados.
Imagem: plantas_e_flores_minha_terapia

Significado

Conhecida por significar “amor divino”, a flor também está associada à alegria, à harmonia familiar, à fraternidade e ao aumento da energia positiva nos ambientes de uso em comum.

Anúncios

Características da flor alamanda

Além da coloração bem características das variedades, ela ainda se destaca pelo formato de sua folhas, que é bastante ornamental, de cor verde bastante brilhante. 

Anúncios

Por outro lado, ela é considerada como uma planta tóxica e por este motivo ela deve ser cultivada em um local onde possa ficar longe do alcance de crianças pequenas e de animais de estimação.

Cores que podem ser encontradas

É mais comum de se encontrar flores com um amarelo muito vivo. Porém, existem outras espécies dessa planta de casa que podem desenvolver cores diferentes.

Flor alamanda
Imagem: paisagensnaosei
Variedade que desenvolve flores de cor roxa

Entre essas espécies, destacam-se a A. blanchetii, que possui uma cor roxa, a A. schottii, que desenvolve flores cor rosa e a A. samara, que possui uma coloração branca.

Floração

Seguindo todos os cuidados que seu cultivo exige, a alamanda passará por um período de floração mais intensa que ocorrerá principalmente nos meses mais quentes do ano.

Anúncios

Como fazer o cultivo?

Assim como outras espécies de plantas que preferem ser cultivadas em ambientes externos, será preciso seguir alguns cuidados simples e práticos para se obter sucesso no seu crescimento e no desenvolvimento de suas flores.

1- Solo ideal

Como recomendação, o solo usado para cultivar a alamanda deve ser bem drenado e misturado com uma boa quantidade de areia, o que é importante para evitar que suas raízes fiquem encharcadas, além de uma boa adubação.

Flor alamanda
Imagem: Priya&plants

Por esta razão, recomenda-se manter o solo fertilizado com nitrogênio e potássio durante o crescimento das plantas. Aliás, é importante priorizar a aplicação de fósforo e cálcio durante os meses mais quentes, quando os brotos começam a crescer.

2- Exposição a luz

Por ser uma planta que cresce em climas tropicais, é importante que a alamanda receba bastante luz solar direta por pelo menos seis horas durante o dia, mas pode tolerar sombra parcial.

Anúncios

3- Regas

As folhas de alamanda retêm água, então regue com moderação. Além disso, não encharque o solo, não importa o quão bem ele drene. Quando ocorre o excesso de água, pode acontecer com que as folhas fiquem amarelas ou caiam.

Publicidade relacionada

Veja Também

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.