A Viola tricolor, popularmente conhecida por flor amor perfeito, é um tipo de planta herbácea perene nativa da Europa e Ásia.
No Brasil, ela se tornou muito popular devido a beleza de suas flores e a facilidade para ser cultivada, destacando paisagismos e ambientes internos.
Imagem: viveiroeflora_sj
Características da flor amor perfeito
Ela se caracteriza pelo seu tamanho e a composição de suas flores, que possuem 4 pétalas e formam uma espécie de um “coração”, geralmente de cores amarelas, roxas ou brancas.
Sua floração ocorre principalmente nos períodos que iniciam a primavera e o verão, mas pode desenvolver flores durante o ano todo quando o clima está mais ameno.
Como cuidar da flor amor perfeito?
Por mais fácil que seja os cuidados para que a flor amor perfeito consiga se desenvolver, é preciso seguir alguns pontos.
1- Substrato
Um ponto muito importante ao cultivar a flor amor perfeito, está nas características do substrato utilizado. O recomendado, é que ele possua um pH neutro, que tenha uma variação entre 5,5 e 6, além de serem compostos por turfa.
Quanto ao uso de fertilizantes, o ideal é fazer o uso de algum tipo de fertilizante de liberação lenta no solo, iniciando a aplicação na primavera e repetindo somente no final do verão.
2- Exposição a luz
A flor amor perfeito é conhecida pelo embelezamento que traz para jardins externos, já que adora se desenvolver em ambientes mais ensolarados. Contudo, cuide com a luz direta do sol em excesso, já que pode causar danos a planta.
Por isso, prefira cultivar a flor em um ambiente que recebe um pouco de sombra durante algumas horas do dia, principalmente nos períodos mais quentes.
3- Frequência das regas
Quanto a frequência das regas, o ideal é que você faça elas de forma regular, cuidando para deixar o solo apenas úmido, sem encharcamentos. Caso observe que o solo já está totalmente seco, pode molhar a flor amor-perfeito.
Controle de pragas e doenças
Por mais que todos os cuidados necessários sejam realizados, ela pode estar sujeita a pegar certas pragas e doenças. Por isso, sempre cuide para não ter acúmulo de água no substrato para evitar a formação de mofo cinza em seus ramos.
Caso identifique pulgões, você pode utilizar algum tipo de inseticida natural para plantas, até a completa remoção.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
1 Comentar
Muito útil está informação, nunca consegui ter amores perfeitos todo o ano
Comments are closed.