Flor de cera: a beleza cativante da flor que parece ser feita de cera.

Escrito por:
Flor de cera: a beleza cativante da flor que parece ser feita de cera.

A Hoya, conhecida popularmente como “Flor de cera devido” devido ao aspecto ceroso e brilhante de suas flores, tem origem nas regiões tropicais e subtropicais da Ásia, Austrália e ilhas do Pacífico.

Anúncios

Podemos dizer que não é apenas sua estética que encanta, mas também a maneira como essa planta se funde ao nosso cotidiano, oferecendo uma pitada de natureza artística aos nossos espaços.

Características da flor de cera

Pertence à família das Apocynaceae, a Hoya carnosa, com suas folhas espessas e brilhantes e flores estreladas, é característica por sua aparência que parece ter sido feita a mão, surgindo como um buquê compacto que exala um perfume doce durante a noite.

Anúncios

Como cultivar?

1- Ambiente e iluminação

Ao cultivar a flor de cera, inicie escolhendo um cantinho aconchegante para seu crescimento. Se for cultivar em ambientes internos, uma janela ensolarada que ofereça luz indireta é o ideal.

Flor de cera

De um modo geral, essa planta aprecia a luz do sol, mas o excesso pode danificar suas folhas, prejudicando seu desenvolvimento. Opte por um local que receba a luz da manhã ou a luz do sol mais suave do fim de tarde.

Anúncios

2- Rega e umidade

Por ser uma planta de climas mais quentes, a flor de cera gosta de umidade, mas tem uma boa tolerância à seca. Regue-a quando a superfície do substrato parecer seco ao toque. Evite deixar suas raízes encharcadas com excessos durante as regas.

3- Substrato e nutrição

Um substrato rico em nutrientes e bem drenado é o ambiente perfeito para o cultivo da flor de cera. Uma mistura equilibrada de terra vegetal, perlita e material orgânico vai estimular seu crescimento e sua floração.

Anúncios

Quando a adubação, ela pode ser periódica com a aplicação de um fertilizante equilibrado que manterá as folhas verdes e suas flores vibrantes.

4- Poda e manutenção

A poda não é geralmente necessária, mas se você desejar estimular o crescimento, pode realizar tomando um certo cuidado após o período de floração. Remova somente as folhas mortas ou amareladas para manter a planta saudável e estimular o crescimento de novos brotos.

Como propagar?

A propagação da flor de cera pode ser feita por estacas. Neste caso, corte um pedaço do caule logo abaixo de um nó, deixe secar por um dia e depois plante em um substrato apropriadamente úmido.

Publicidade relacionada

Veja Também