Como cuidar da ipomeia rubra (Ipomoea horsfalliae)?

Escrito por:
Como cuidar da ipomeia rubra (Ipomoea horsfalliae)?

A Ipomeia Rubra, de nome científico Ipomoea horsfalliae, é uma espécie de planta trepadeira que produz flores vermelhas em forma de trombeta, muito atrativas para beija-flores e borboletas.

Anúncios

Ela é ideal para quem quer dar um toque de cor e vida ao seu jardim, pois se adapta bem a diferentes climas e solos. Neste artigo, vamos te contar um pouco mais sobre essa planta, sua origem, características, época de floração e dicas para cuidar dela.
Imagem: wanderingbotanicals

Origem da ipomeia rubra

A ipoméia rubra é uma planta da família das Convolvulaceae, a mesma da batata-doce e da corriola. Ela é nativa das ilhas do Caribe, mas se espalhou pelo mundo por sua beleza e facilidade de cultivo. Dependendo da região, ela também é conhecida como campainha-vermelha, glória-da-manhã-vermelha, trombeta-vermelha e morning glory.

Anúncios

Ela foi introduzida em outros países pelos colonizadores europeus, que se encantaram com suas flores vermelhas e perfumadas. Hoje em dia, ela é cultivada em diversas regiões tropicais e subtropicais do mundo, como Brasil, México, Estados Unidos, Índia, África do Sul e Austrália.

Características

A ipoméia rubra é uma planta trepadeira que pode alcançar até 10 metros de altura. Ela tem folhas verdes, ovais e cordiformes, que podem medir até 15 cm de comprimento.

ipomeia rubra
Imagem: an_italian_in_hort

Suas flores são vermelhas, em forma de trombeta, com cerca de 8 cm de diâmetro. Elas se abrem pela manhã e se fecham à tarde, durando apenas um dia e são agrupadas em cachos pendentes, que podem ter até 30 flores cada um.

Anúncios

Época de floração

A ipoméia rubra floresce durante todo o ano, mas principalmente na primavera e no verão. Ela precisa de bastante luz solar direta para produzir suas flores vermelhas. Ela também gosta de calor e umidade, mas tolera bem o frio moderado.

Como cuidar da ipomeia rubra?

Escolha um local com bastante sol e espaço para a planta se espalhar. Você pode plantá-la em vasos, canteiros ou pérgolas, desde que tenha suporte para ela se enroscar.

Substrato e rega

Prepare um substrato leve, bem drenado, rico com matéria orgânica e adube regularmente com fertilizantes ricos em fósforo e potássio, que estimulam a floração.

ipomeia rubra
Imagem: nomenclaturabotanica

Regue a planta com frequência, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar. Evite molhar as folhas e as flores para evitar doenças fúngicas.

Poda e pragas

Pode a planta periodicamente para controlar seu crescimento e estimular novas brotações. Remova as partes secas ou doentes.

Anúncios

Proteja a planta de pragas como pulgões, cochonilhas e lagartas, que podem atacar suas folhas e flores. Use inseticidas naturais ou biológicos para combatê-las.

Veja Também