Lírio-aranha: uma flor exótica e perfumada para o seu jardim

Escrito por:
Lírio-aranha: uma flor exótica e perfumada para o seu jardim

O lírio aranha é uma espécie ornamental fascinante, que pertence à família Amaryllidaceae e é nativa das Antilhas.

Anúncios

O seu nome científico é Hymenocallis caribaea e ela se destaca por seus longos e delicados filamentos que se estendem, lembrando as pernas de uma aranha em uma teia.
Imagem: masazumiisobe

Características e época de floração

As flores do lírio-aranha surgem no verão, em inflorescências eretas e umbeladas, que ficam acima da folhagem.

lírio-aranha
Imagem: houston_gardener

Cada flor tem uma espécie de miolo central e seis pétalas finas e longas, que podem chegar a 20 cm de comprimento. As flores são perfumadas e têm um aroma de baunilha.

Anúncios

Cuidado! Ela é toxica

O lírio-aranha é uma planta exótica e perfumada, que pode trazer beleza e charme para o seu jardim. Contudo, ele também é uma planta tóxica, e todas as suas partes são venenosas se ingeridas. Por isso, é preciso mantê-lo longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.

Anúncios

Como cultivar o lírio-aranha?

O lírio-aranha é uma planta ornamental, que pode ser cultivada em canteiros com flores, vasos ou jardins, dependendo apenas de alguns cuidados.

1- Exposição ao sol

Opte por um local com luz solar indireta ou meia-sombra, protegendo-a de luz solar direta intensa que possa danificar suas delicadas pétalas.

2- Solo

lirio aranha 2
Imagem: masazumiisobe

Essa espécie aprecia solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Você pode usar uma mistura de terra comum de jardim, composto orgânico, terra vegetal e areia grossa de construção.

Anúncios

3- Adubação

Quanto a adubação do solo, é possível realizar a aplicação de um fertilizante balanceado, como o NPK 10-10-10, durante a primavera e o verão. Ela deve ser feita uma vez por mês ajuda a estimular o crescimento e manter a floração saudável.

Anúncios

Propagação

A propagação pode ser feita por meio de sementes ou bulbos. Ao escolher a propagação por bulbos, opte por bulbos saudáveis e plante-os em um solo bem drenado, mantendo-os ligeiramente úmidos até o enraizamento, que pode ocorrer em algumas semanas.

Veja Também