O manacá da serra é uma árvore nativa da Mata Atlântica, muito conhecida pela coloração de suas flores. Geralmente, as flores do manacá da serra começam a florescer durante a primavera, em uma coloração branca, e acabam mudando de cor ao longo do tempo, ficando com um tom rosado/roxo.
Além de sua beleza, a manaca da serra também é uma planta conhecida por sua ação medicinal, já que conta com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antifúngicas e antioxidantes. Ela tem sido usada há séculos por povos indígenas e tradicionais para tratar uma variedade de condições de saúde, incluindo artrite, asma, infecções e câncer.
Imagem: Eduardo Soares
Características as árvore manacá da serra
A árvore do manaca da serra, é característico por sua copa densa e ramificada, além de folhas lanceoladas, pilosas e de coloração verde-escura. Ela produz frutos, que são bagas pequenas, de coloração azul-escura.
Contudo, o maior destaque da árvore, são suas lindas flores que começam a florescer entre o final do inverno e o início da primavera.
Plantio do manacá da serra
O plantio pode ser feito a partir de suas sementes, estacas ou mudas.
1- Com sementes
As sementes para fazer seu plantio podem ser aplicadas diretamente ao solo. Nesse caso, é necessário perfurar o solo e colocar as sementes a uma profundidade de 1 cm.
Aliás, é importante usar um substrato rico em matéria orgânica para que seu desenvolvimento ocorra.
2- Por estacas
O plantio realizado por estacas, é a opção mais viável e fácil para a árvore se enraizar. Nesse caso, corte um ramo de 20 cm de comprimento com pelo menos dois nós.
Faça a remoção das folhas da parte inferior da estaca e cubra a ponta da estaca com substrato rico em matéria orgânica. É importante manter o substrato úmido até que a estaca enraíze.
Cultivo do Manacá da serra
O manaca da serra, é considerado como uma planta de fácil cultivo, sendo ideal para jardins, quintais e vasos. Pode se adaptar facilmente a diferentes tipos de solos, mas prefere solos úmidos e bem drenados.
Quanto a luz do sol, ele prefere ser cultivado em locais ensolarados ou de meia-sombra, além de ser adubado a cada 3 meses com algum adubo orgânico.
Ataque de pragas e doenças
Por mais resistente que a árvore seja ao ataque de pragas e no desenvolvimento de doenças, algumas vezes pode acontecer o ataque de pulgões, fungos e cochonilhas. Se acontecer, pode ser aplicado algum produto orgânico para o controle.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br