Manacá da serra: a árvore que muda de cor

Escrito por:
Manacá da serra: a árvore que muda de cor

O manacá da serra é uma árvore nativa da Mata Atlântica, muito conhecida pela coloração de suas flores. Geralmente, as flores do manacá da serra começam a florescer durante a primavera, em uma coloração branca, e acabam mudando de cor ao longo do tempo, ficando com um tom rosado/roxo.

Anúncios

Além de sua beleza, a manaca da serra também é uma planta conhecida por sua ação medicinal, já que conta com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, antifúngicas e antioxidantes. Ela tem sido usada há séculos por povos indígenas e tradicionais para tratar uma variedade de condições de saúde, incluindo artrite, asma, infecções e câncer.
Imagem: Eduardo Soares

Características as árvore manacá da serra

A árvore do manaca da serra, é característico por sua copa densa e ramificada, além de folhas lanceoladas, pilosas e de coloração verde-escura. Ela produz frutos, que são bagas pequenas, de coloração azul-escura.

manacá da serra
Imagem: Li Plantinhas (@li.plantinhas)

Contudo, o maior destaque da árvore, são suas lindas flores que começam a florescer entre o final do inverno e o início da primavera.

Anúncios

Plantio do manacá da serra

O plantio pode ser feito a partir de suas sementes, estacas ou mudas.

1- Com sementes

As sementes para fazer seu plantio podem ser aplicadas diretamente ao solo. Nesse caso, é necessário perfurar o solo e colocar as sementes a uma profundidade de 1 cm.

Anúncios

Aliás, é importante usar um substrato rico em matéria orgânica para que seu desenvolvimento ocorra.

2- Por estacas

O plantio realizado por estacas, é a opção mais viável e fácil para a árvore se enraizar. Nesse caso, corte um ramo de 20 cm de comprimento com pelo menos dois nós.

Anúncios

Faça a remoção das folhas da parte inferior da estaca e cubra a ponta da estaca com substrato rico em matéria orgânica. É importante manter o substrato úmido até que a estaca enraíze.

Cultivo do Manacá da serra

O manaca da serra, é considerado como uma planta de fácil cultivo, sendo ideal para jardins, quintais e vasos. Pode se adaptar facilmente a diferentes tipos de solos, mas prefere solos úmidos e bem drenados.

Anúncios

Quanto a luz do sol, ele prefere ser cultivado em locais ensolarados ou de meia-sombra, além de ser adubado a cada 3 meses com algum adubo orgânico.

Ataque de pragas e doenças

Por mais resistente que a árvore seja ao ataque de pragas e no desenvolvimento de doenças, algumas vezes pode acontecer o ataque de pulgões, fungos e cochonilhas. Se acontecer, pode ser aplicado algum produto orgânico para o controle.

Publicidade relacionada

Veja Também

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.