Poinsetia (Euphorbia pulcherrima): características +3 cuidados para o cultivo da “flor do Natal”.

Escrito por:
Poinsetia (Euphorbia pulcherrima): características +3 cuidados para o cultivo da “flor do Natal”.

Conhecida como a “flor do Natal”, a Poinsetia, de nome científico Euphorbia pulcherrima, é uma planta nativa do México, que caiu nos encantos dos brasileiros pela beleza de suas folhas e de suas brácteas, que possuem um tom vermelho bem vivo.

Anúncios

A florista Flávia Kremer, da floricultura Kremer, ela aprecia muito o frio para ser cultivada. Por isso, ela acaba sendo cultivada em estufas pelo produtores que simulam as condições ideais para ela e desenvolver. Assim, chegam encantadoras as floriculturas em plane época do verão.
Imagem: martajquagliagambini

Características da Poinsetia

Podendo atingir até 3metros de altura quando cultivada em jardins, a Poinsetia se caracteriza pela coloração avermelhada bem viva de suas brácteas e por suas folhas esverdeadas, que acabam ficando bem a “cara” do Natal.

Anúncios

Como cultivar a Poinsetia?

poinsetia

Imagem: kalma_na_alma – Cultivo da planta em jardim

Normalmente, os cuidados com o cultivo da Poinsetia sempre acabam surgindo na época do Natal, quando a maioria das pessoas ganham um vasos com suas flores como uma lembrancinha.

1- Solo ideal

Um dos pontos mais importantes para que a Poinsetia se desenvolva corretamente, está no solo utilizado para o seu cultivo. O recomendado, é que o solo possua uma boa drenagem e seja rico em matéria orgânica.

Anúncios

Nesse caso, pode ser preparado um substrato arenoso, composto por matéria orgânica, como húmus de minhoca, bokashi ou farinha de osso.

2- Regas

A Poinsetia não necessita de regas muito frequentes para que consiga se desenvolver corretamente. Assim como algumas espécies de suculentas, ela prefere que o solo seja umedecido apenas quando ele já esteja bem seco, cuidando para não encharcar.

Anúncios

3- Iluminação

Por mais que seja resistente em ambientes com pouca luminosidade, o ideal é que ela seja cultivada em ambientes onde ela possa receber a luz do sol, seja direta ou indireta.

Publicidade relacionada

Veja Também