Como eliminar formigas das plantas de forma natural e eficaz?

Escrito por:

Formigas, pequenas e persistentes, muitas vezes invadem nossos preciosos jardins, criando um caos para nossas plantas. Se você já se pegou lutando contra esses intrusos, saiba que não está sozinho.

Anúncios

A boa notícia, é que existem várias receitas caseiras e naturais que podem ajudar a combater as formigas nas plantas, usando ingredientes como vinagre, sabão, pimenta, alho, cravo, borra de café, entre outros.

Ante de tudo: porque as formigas aparecem?

As formigas podem ser atraídas para as plantas por várias razões. Normalmente, elas buscam alimentos e acabam construindo ninhos nas raízes das plantas. Incialmente, você pode afastá-las removendo as fontes de alimentos, como os pulgões, por exemplo.

Anúncios

Também lembre-se de manter a umidade do solo sob controle, pois um solo excessivamente úmido pode atrair formigas para as raízes.

Verifique se há infestação

Se suas plantas estão sofrendo com a invasão de formigas, outro ponto importante é observar se existem infestações já presentes no local. Verifique se há sinais como trilhas de formigas, e identifique onde elas estão entrando. Essas observações ajudarão a direcionar sua estratégia de combate.

Como eliminar formigas das plantas de forma natural?

Além do uso habitual de armadilhas e produtos químicos que visam o controle das formigas, é possível eliminar as formigas de forma natural e eficaz.

1- Aplique vinagre

O vinagre é um produto ácido que irrita a pele e as antenas das formigas, fazendo com que elas evitem o contato com ele.

Anúncios

Você pode borrifar uma solução de vinagre e água nas folhas das plantas ou colocar um pouco de vinagre em um algodão e colocar nos vasos ou canteiros onde as formigas aparecem.

2- Sabão

O sabão é um produto que quebra a camada protetora da cutícula das formigas, causando desidratação e morte. Você pode fazer uma solução de sabão neutro ou de coco e água e borrifar nas plantas ou no solo. Também pode colocar pedaços de sabão nos locais onde as formigas passam.

3- Pimenta

A pimenta é um produto que contém capsaicina, uma substância que provoca ardência e repelência nas formigas.

Anúncios

Você pode fazer uma infusão de pimenta malagueta ou dedo-de-moça e água e borrifar nas plantas ou no solo. Também pode polvilhar pimenta em pó nos locais onde as formigas circulam.

4- Cravo

O alho é um produto que contém alicina, uma substância que tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e repelentes. Você pode fazer uma infusão de alho picado e água e borrifar nas plantas ou no solo.

Anúncios

Também pode colocar dentes de alho inteiros ou cortados nos vasos ou canteiros onde as formigas aparecem.

5- Cravo

O cravo é um produto que contém eugenol, uma substância que tem propriedades antissépticas, analgésicas e repelentes.

Você pode fazer uma infusão de cravo-da-índia e água e borrifar nas plantas ou no solo. Também pode colocar cravos inteiros ou moídos nos locais onde as formigas passam.

Anúncios

6- Borra de café

A borra de café é um produto que contém cafeína, uma substância que tem propriedades estimulantes, diuréticas e repelentes.

Você pode espalhar a borra de café úmida nas folhas das plantas ou no solo. Também pode colocar a borra de café seca nos vasos ou canteiros onde as formigas aparecem.

Veja Também