Transforme suas folhas secas em adubo orgânico: aprenda a fazer compostagem em casa

Escrito por:
Transforme suas folhas secas em adubo orgânico: aprenda a fazer compostagem em casa

Se você está de olho na sustentabilidade e quer dar um destino útil às suas folhas secas, a compostagem é o caminho!

Anúncios

A compostagem é um processo natural que transforma a matéria orgânica em húmus, um fertilizante rico em nutrientes e benéfico para o solo e as plantas.

O que é compostagem?

A compostagem é a decomposição da matéria orgânica por meio da ação de microrganismos, como bactérias e fungos, que se alimentam dos resíduos e liberam substâncias que enriquecem o solo.

compostagem folhas secas

As folhas secas são um excelente material para a compostagem, pois são ricas em carbono e ajudam a equilibrar a umidade e a aeração do composto.

Anúncios

Como fazer compostagem com folhas secas?

1- Recipiente adequado

Para fazer compostagem com folhas secas, você vai precisar de um recipiente, como um balde, caixa plástica ou uma lata. É importante que o recipiente tenha furos na parte inferior e nas laterais para permitir a entrada de ar e a drenagem do excesso de líquido.

2- Separe as folhas secas

compostagem com folhas secas 2

Separe as folhas secas, que podem ser coletadas do seu quintal, do seu jardim ou da rua. Evite usar folhas que tenham sido tratadas com agrotóxicos ou que estejam contaminadas por fezes de animais ou lixo.

3- Resíduos orgânicos úmidos

Os resíduos podem restos de frutas, verduras, legumes, cascas de ovos, borra de café, etc. Evite usar carnes, laticínios, gorduras, óleos e alimentos cozidos, pois podem atrair pragas e causar mau cheiro.

Anúncios

4- Terra e água

Por fim, tenha em mãos a terra ou um composto pronto, que vai servir como inoculante para acelerar o processo de decomposição. Complemente a compostagem com um pouco de água para manter o composto úmido, mas não encharcado.

O passo a passo para fazer a compostagem com folhas secas

1- Preparando a camada de folhas secas

Faça uma camada de cerca de 10 cm de folhas secas no fundo do recipiente. Essa camada vai servir como drenagem e evitar que o composto fique muito úmido.

Anúncios

Em seguida, adicione uma camada de cerca de 5 cm de resíduos orgânicos úmidos por cima das folhas secas. Essa camada vai fornecer nitrogênio e umidade para o composto.

2- Incluindo a terra ou composto

Adicione uma camada fina de terra ou composto pronto por cima dos resíduos orgânicos. Essa camada vai introduzir os microrganismos responsáveis pela decomposição.

Repita as camadas até encher o recipiente, sempre terminando com uma camada de folhas secas ou terra.

3- Umedeça o composto

Umedeça o composto com água, mas sem deixar encharcar. O composto deve ficar com a consistência de uma esponja úmida. Tampe o recipiente com uma tampa ou um pedaço de plástico ou tecido. Isso vai evitar a perda de calor e umidade do composto.

Anúncios

3- Cuidados extras

Revire o composto a cada 15 dias com uma pá ou um garfo. Isso vai misturar os materiais e melhorar a aeração do composto. Observe o composto periodicamente e verifique se está úmido, quente e com um cheiro agradável de terra.

Se estiver muito seco, adicione mais água. Se estiver muito úmido, adicione mais folhas secas. Se estiver frio ou com mau cheiro, revire mais vezes. Após cerca de 3 a 6 meses, o seu composto estará pronto para ser usado.

Quando a compostagem com folhas secas estará pronta?

Você vai saber que o composto está pronto quando ele tiver uma cor marrom-escura, uma textura fofa e um cheiro de terra.

Anúncios

Você pode peneirar o composto para separar os materiais que não se decompuseram completamente e devolvê-los ao recipiente para continuar o processo.

Como usar o composto feito com folhas secas?

O composto feito com folhas secas é um excelente adubo orgânico para as suas plantas, pois melhora a fertilidade, a estrutura e a vida do solo. Você pode usar o composto de várias formas, como:

  • Misturar o composto com a terra na hora de plantar ou replantar as suas plantas.
  • Espalhar o composto sobre a superfície do solo ao redor das suas plantas, formando uma camada de cobertura vegetal que vai proteger e nutrir o solo.
  • Fazer uma infusão de composto, colocando uma parte de composto em dez partes de água e deixando descansar por 24 horas. Depois, coe e use a água para regar as suas plantas.
  • Fazer um chá de composto, colocando uma parte de composto em dez partes de água e aquecendo até ferver. Depois, deixe esfriar, coe e use a água para pulverizar as suas plantas.

Veja Também