Jardim vertical: o que é, vantagens, 35 plantas recomendas, 6 ideias e tutoriais para fazer o seu.

Escrito por:
Jardim vertical: o que é, vantagens, 35 plantas recomendas, 6 ideias e tutoriais para fazer o seu.

Uma técnica muito utilizada em ambientes internos que deixa a natureza muito mais próxima em locais edificados, é o jardim vertical. Também conhecido como parede verde, é possível montar um sem se preocupar com gastos pesados ou quebra-quebra.

Anúncios

O jardim vertical permite que seja cultivado em ambientes internos, onde não existe muito espaço, uma variedade de plantas. Assim, é possível fazer o aproveitamento do espaço vertical disponível no ambiente.
Imagem: rafaelramosarquitetura

Vantagens de um jardim vertical

Criando um visual único para os ambientes, o jardim vertical integra a natureza em locais mais fechados, onde não é de fácil acesso áreas verdes.

Jardim vertical
Imagem: florattadapaulinha

Além disso, contribui para deixar seu dia menos estressante, criando efeitos psicológicos positivos, devido a sensação de bem-estar e satisfação de estar presente no ambiente.

Jardim vertical
Imagem: solangearjona – Parede verde em apartamento

Aliás, dependendo das espécies de plantas escolhidas para compor o jardim vertical, ainda é possível se beneficiar com o microclima criado no local, já que muitas plantas ajudam a purificar o ar do ambiente.

Onde montar o jardim vertical?

Jardim vertical no hall de entrada
Imagem: ape1302_ – Sua parede verde pode ser montada no hall de entrada

Entre os locais que você pode montar o jardim vertical, destaca-se a sala de estar, as varandas, o hall de entrada e até mesmo os cantos de cozinhas, desde que recebam um pouco da luz natural do sol e seja ventilado.

Anúncios

Plantas recomendadas

Entre as espécies de plantas recomendadas, o ideal é escolher plantas que sejam de fácil cultivo e que se desenvolvam bem em ambientes com pouca luz.

Jardim vertical
Imagem: studio11flores

Neste caso, você pode utilizar desde samambaias, o antúrio, o aspargo-plumoso, begônias, o véu-de-noiva, o dinheiro-em-penca a peperômia, Jiboia e a Renda-portuguesa.

1- Antúrio

Os antúrios são umas das plantas mais escolhidas para fazer a composição dos jardins verticais. São plantas que não dependem de muita manutenção para se desenvolverem e se dão muito bem em ambientes internos.

Anúncios

2- Aspargo plumoso

O Aspargo plumoso também é muito utilizado para fazer um jardim vertical e possui como principal característica seu lindo arbusto repleto de folhas verdes que lembram pequenas agulhas, que durante a primavera e o verão, florescem lindas flores brancas.

3- Jiboia

Necessitando de cuidados bastante práticos a Jiboia se desenvolve facilmente em ambientes internos.

Anúncios

Aliás, acredita-se que a Planta Jiboia está na lista das plantas mais queridas pelos adeptos a jardinagem, seja para compor a decoração interna dos ambientes em vasos para flores, em jardins verticais ou externamente, decorando jardins.

Mais variedades de plantas que podem ser usadas

A jardineira Carol Costa, mostra em seu canal, quais são as 35 plantas incríveis que crescem super bem em jardins verticais.

Jardim vertical artificial

Embora o encanto dos jardins verticais esteja justamente no uso de plantas diversas para fazer sua composição, criando aquele microclima de ar puro no ambiente, é possível montar uma parede verde utilizando plantas artificiais.

Anúncios

A grande vantagem desse modelo, é que as plantas artificias hoje conseguem se assemelhar bastante com as plantas naturais e não necessitam de pequenos cuidados para se desenvolverem.

Como fazer um jardim vertical?

1- Como fazer um jardim vertical rápido e fácil?

Henrique Buttler, explica em seu canal algumas dicas para fazer um jardim do tipo vertical de uma forma rápida e fácil.

Veja Também