Uma técnica muito utilizada em ambientes internos que deixa a natureza muito mais próxima em locais edificados, é o jardim vertical. Também conhecido como parede verde, é possível montar um sem se preocupar com gastos pesados ou quebra-quebra.
O jardim vertical permite que seja cultivado em ambientes internos, onde não existe muito espaço, uma variedade de plantas. Assim, é possível fazer o aproveitamento do espaço vertical disponível no ambiente.
Imagem: rafaelramosarquitetura
Vantagens de um jardim vertical
Criando um visual único para os ambientes, o jardim vertical integra a natureza em locais mais fechados, onde não é de fácil acesso áreas verdes.
Além disso, contribui para deixar seu dia menos estressante, criando efeitos psicológicos positivos, devido a sensação de bem-estar e satisfação de estar presente no ambiente.
Aliás, dependendo das espécies de plantas escolhidas para compor o jardim vertical, ainda é possível se beneficiar com o microclima criado no local, já que muitas plantas ajudam a purificar o ar do ambiente.
Onde montar o jardim vertical?
Entre os locais que você pode montar o jardim vertical, destaca-se a sala de estar, as varandas, o hall de entrada e até mesmo os cantos de cozinhas, desde que recebam um pouco da luz natural do sol e seja ventilado.
Plantas recomendadas
Entre as espécies de plantas recomendadas, o ideal é escolher plantas que sejam de fácil cultivo e que se desenvolvam bem em ambientes com pouca luz.
Neste caso, você pode utilizar desde samambaias, o antúrio, o aspargo-plumoso, begônias, o véu-de-noiva, o dinheiro-em-penca a peperômia, Jiboia e a Renda-portuguesa.
1- Antúrio
Os antúrios são umas das plantas mais escolhidas para fazer a composição dos jardins verticais. São plantas que não dependem de muita manutenção para se desenvolverem e se dão muito bem em ambientes internos.
2- Aspargo plumoso
O Aspargo plumoso também é muito utilizado para fazer um jardim vertical e possui como principal característica seu lindo arbusto repleto de folhas verdes que lembram pequenas agulhas, que durante a primavera e o verão, florescem lindas flores brancas.
3- Jiboia
Necessitando de cuidados bastante práticos a Jiboia se desenvolve facilmente em ambientes internos.
Aliás, acredita-se que a Planta Jiboia está na lista das plantas mais queridas pelos adeptos a jardinagem, seja para compor a decoração interna dos ambientes em vasos para flores, em jardins verticais ou externamente, decorando jardins.
Mais variedades de plantas que podem ser usadas
A jardineira Carol Costa, mostra em seu canal, quais são as 35 plantas incríveis que crescem super bem em jardins verticais.
Jardim vertical artificial
Embora o encanto dos jardins verticais esteja justamente no uso de plantas diversas para fazer sua composição, criando aquele microclima de ar puro no ambiente, é possível montar uma parede verde utilizando plantas artificiais.
A grande vantagem desse modelo, é que as plantas artificias hoje conseguem se assemelhar bastante com as plantas naturais e não necessitam de pequenos cuidados para se desenvolverem.
Como fazer um jardim vertical?
1- Como fazer um jardim vertical rápido e fácil?
Henrique Buttler, explica em seu canal algumas dicas para fazer um jardim do tipo vertical de uma forma rápida e fácil.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br