Para que serve a ureia nas plantas? Especialista responde a questão!

Escrito por:
Para que serve a ureia nas plantas? Especialista responde a questão!

Você sabia que a ureia é um dos fertilizantes mais usados na agricultura e na jardinagem? Esse composto químico, que contém nitrogênio, é capaz de fornecer nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Mas como usar a ureia nas plantas?

Anúncios

Quais são as vantagens e as desvantagens? Para responder a essas e outras perguntas, conversamos com o jardineiro profissional João Silva, que nos deu algumas dicas sobre o assunto.

O que é a ureia?

A ureia é um produto derivado da urina dos animais, que passa por um processo de síntese industrial para se transformar em um fertilizante granulado, branco e solúvel em água. Segundo João Silva, a ureia é uma fonte de nitrogênio, um dos principais elementos da composição das plantas.

Anúncios

“O nitrogênio é responsável pela formação da clorofila, que dá a cor verde às folhas, e pela síntese das proteínas, que são fundamentais para o metabolismo das plantas. Além disso, o nitrogênio estimula o crescimento vegetativo, ou seja, o aumento da altura e da massa das plantas”, explica.

Como usar a ureia nas plantas?

A ureia pode ser usada em diversos tipos de plantas, desde hortaliças até flores ornamentais. No entanto, é preciso ter cuidado com a dose e a frequência de aplicação, pois o excesso pode causar problemas como queima das folhas, redução da floração e frutificação, e até mesmo a morte das plantas.

ureia nas plantas

“A dose ideal varia de acordo com o tipo de planta, o tamanho do vaso, a época do ano e as condições climáticas. Em geral, recomenda-se aplicar a ureia a cada 15 ou 30 dias, diluindo uma colher de chá do produto em um litro de água. É importante regar bem as plantas antes e depois da aplicação, para evitar que a ureia entre em contato direto com as raízes e as folhas”, orienta João Silva.

Anúncios

Como usar a ureia?

Outro cuidado que se deve ter ao usar a ureia nas plantas é evitar misturá-la com outros fertilizantes que também contenham nitrogênio, como o sulfato de amônio ou o nitrato de cálcio. Isso pode provocar uma sobrecarga de nitrogênio nas plantas, causando os mesmos problemas citados anteriormente.

Anúncios

Além disso, a ureia pode alterar o pH do solo, tornando-o mais ácido. Por isso, é recomendável fazer uma análise do solo antes de usar a ureia e corrigir a acidez com calcário ou cinzas de madeira, se necessário.

Use com moderação!

A ureia nas plantas é um fertilizante eficiente e econômico, que pode trazer muitos benefícios para o seu jardim. Mas lembre-se: use com moderação e seguindo as orientações de um profissional. Assim, você terá plantas mais bonitas, saudáveis e produtivas.

Publicidade relacionada

Veja Também