A planta zamioculca é venenosa? Saiba o que dizem especialistas.

Escrito por:
A planta zamioculca é venenosa? Saiba o que dizem especialistas.

A zamioculca é uma das mais populares e versáteis para decorar ambientes internos, pois se adapta bem a diferentes condições de luz e umidade. Mas será que a planta zamioculca é venenosa?

Anúncios

E se for, quais são os riscos para a saúde humana e animal? Neste artigo, vamos esclarecer essas dúvidas com a ajuda de especialistas em botânica e toxicologia.

Um pouco sobre a zamioculca

Originária da África, a zamioculca (Zamioculcas zamiifolia) é uma planta herbácea, perene e suculenta, originária da África tropical. Ela pertence à família das Araceae, a mesma de outras plantas ornamentais como o antúrio, a costela-de-adão e o copo-de-leite.

zamioculca é venenosa

Ela se caracteriza por ter folhas compostas, formadas por vários folíolos verdes e brilhantes, que nascem em hastes eretas e ramificadas. A “zamio” pode atingir até 1 metro de altura e produz flores pequenas e discretas, que ficam escondidas na base das folhas.

Anúncios

A planta zamioculca é venenosa?

A palavra “venenosa” frequentemente causa apreensão, mas é importante desmistificar o status da Zamioculca. Especialistas afirmam que a planta contém compostos tóxicos, chamadas de oxalato de cálcio, que se apresenta na forma de microagulhas cristalinas.

Anúncios

Essas agulhas podem causar irritação mecânica e química nos tecidos que entram em contato com elas, como a pele, a boca, a garganta e o estômago. Mas, na prática, casos de intoxicação são raros. Portanto, a paisagista Raya Lyra, da J Lira Green Life, diz não ser necessário entrar em pânico se tiver uma Zamioculca em casa. No entanto, uma precaução é sempre uma aliada.

Como prevenir a intoxicação por zamioculca?

A melhor forma de prevenir a intoxicação por zamioculca é manter a planta fora do alcance de crianças e animais domésticos, que podem ter curiosidade em morder ou lamber as folhas.

Anúncios

Além disso, é recomendável usar luvas ao manusear a planta, para evitar o contato direto com a seiva. Por fim, é importante lembrar que a zamioculca não deve ser usada como alimento nem como remédio caseiro, pois pode causar sérios danos à saúde.

Veja Também