Aspargo samambaia: dicas +4 cuidados para seu cultivo.

Escrito por:
Aspargo samambaia: dicas +4 cuidados para seu cultivo.

Originária da África do Sul, o Aspargo samambaia, ou plumoso como é conhecido em algumas regiões, é muito conhecido para fazer a composição de jardins verticais. De nome científico Aspargus setaceus, a planta pode ser cultivada em vasos próximos a varandas, em volta de muros e até mesmo dentro de casa.

Anúncios

A espécie ainda é fácil de pegar, necessitando apenas de cuidados simples para se desenvolver.
Imagem: Enfeitedecora

Características do Aspargo samambaia

Seja cultivada em vasos de chão, pendentes ou em canteiros, a planta possui como principal característica seu lindo arbusto repleto de folhas verdes em formato de agulhas ou espetos ramificados, que durante a primavera e o verão, florescem lindas flores brancas, dando origem a pequenos frutos de cor avermelhada.

Aspargo samambaia
Imagem: viveirocajueiro_

Por outro lado, suas raízes são formadas por rizomas que parecem pequenas batatinhas, que servem como uma espécie de reservatório, repleto de nutrientes. Quanto ao seu desenvolvimento, a planta prefere ficar a meia sombra, sem receber a luz direta do sol, independentemente de estar na área externa ou interna.

Anúncios

Cuidados com o Aspargo samambaia

Como citado anteriormente, a espécie necessita apenas de alguns cuidados básicos para que se desenvolva da maneira correta.

1- Exposição a luz

Tenha o máximo de cuidado quanto a exposição direta do seu aspargo samambaia à luz do sol. Por isso, prefira sempre manter seu vaso em meia-sombra, oferecendo apenas a luz natural indireta, seja dentro de casa ou na área de fora.

Aspargo samambaia
Imagem: nadiariegel_kokedamas – Vaso com lindos aspargos

Caso você queira cultivar seu aspargo em jardins externos, o ideal é deixar a planta perto de muretas, ou de plantas maiores para que receba a sombra necessária para seu desenvolvimento.

Anúncios

2- Frequência das regas

Por ser uma planta muito resistente a tempos secos, assim como as suculentas, as regas não precisam ser feitas com muito excesso de água. O recomendado é de apenas fazer as regas regulares para garantir que o solo fique úmido, mas sem excesso de água.

3- Cuidados com o solo

Já que o Aspargo samambaia não necessita de muita água para se desenvolver, o ideal é ter um solo bem drenado para ela ser cultiva e que seja rico em material orgânico.

Anúncios

Caso seja necessário, ainda é possível fazer o uso de algum tipo de fertilizante orgânico, que pode ser encontrado em floriculturas e lojas de jardinagem.

4- Cuide das podas

Com um crescimento bastante rápido, até mesmo quando cultivada em pequenos vasos, o recomendado é manter uma programação de podas para garantir que sempre saiam folhas e caules já sem vida. Além disso, com as podas regulares você mantém toda a beleza da planta.

O conteúdo foi útil?

Obrigado!

Veja Também