Mantido como uma verdadeira celebridade nos países orientais, o bambu da sorte é uma espécie de dracena nativa da África. Contudo, somente quando chegou aos países orientais que ela se tornou um símbolo de boas energias.
Aliás, o Feng Shui lhe atribui a capacidade de purificar os ambientes e por esse motivo ela é tão procurada para ser cultivada em ambientes internos, em especial o hall de entrada e a sala de estar.
Imagem: casaflorajlle
Significados
Como citado a cima, o bambu da sorte é muito conhecido por conta dos significados que a planta possui. Entre eles, o Feng shui destaca-o como um símbolo de riqueza, prosperidade, purificação e fartura.
Além disso, ele também é visto como um símbolo de resistência, já que seu crescimento sempre tende a ser para cima, não se quebrando até mesmo quando recebe ventos fortes.
Ainda segundo o Feng shui, o bambu da sorte pode ter diferenciados símbolos atribuídos a si, dependendo da quantidade de hastes que ele possua.
Uma haste: boa sorte;
Duas hastes: harmonia, felicidade e equilíbrio para os relacionamentos;
Três hastes: riqueza e longevidade;
Cinco hastes: entusiasmo, criatividade e equilíbrio;
Seis hastes: riqueza;
Sete hastes: saúde;
Oito hastes: riqueza, fartura, prosperidade e sorte nos negócios;
Nove hastes: sorte em todas as áreas;
Dez hastes: realização e perfeição;
21 hastes: bênçãos e prosperidade para a saúde.
Bambu da sorte: como cuidar?
Podendo ser cultivado sem maiores problemas em ambientes internos, o bambu da sorte ganhou destaque pelos amantes de jardinagem que preferem cultivar suas plantas dentro de casa/apartamentos, assim como acontece com a zamioculca.
Contudo, o bambu da sorte precisa de alguns cuidados para que se desenvolva corretamente, seja ele cultivado em um substrato ou diretamente na água.
1- Cuidados com o solo
Caso opte por fazer o cultivo da bambu da sorte em um vaso com terra, o recomendado é que seja utilizado um solo rico em matéria orgânica e que possua uma boa drenagem.
Já para o cultivo diretamente na água (hidropônico), você pode utilizar um vaso de vidro e cobrir alguns centímetros da planta com água, lembrando sempre de fazer a troca regular da água.
2- Cuidados com a luz
É preciso que o bambu da sorte receba pelo menos a luz indireta do sol para que possa se desenvolver corretamente. Por isso, prefira cultiva-lo em um local próximo a uma janela que fique a meia-sombra e evite deixa-la recebendo a luz direta do sol, que pode acabar queimando e amarelando suas folhas.
3- Frequência das regas
Quanto as regas, caso você prefira cultivar o bambu da sorte em um vaso com solo, o ideal é que ela seja feita sempre que for observado que o solo está seco, cuidando para apenas deixar o solo úmido.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
1 Comentar
Sobre o bambú da sorte se eu quiser as 21 hastes, tenho que telas todas em um mesmo vaso, ou pode ser divididas em vários vasos e ambientes?
Comments are closed.