Barba de Moisés (Soleirolia soleirolii): Guia Completo para um Cultivo Exuberante

Escrito por:
Barba de Moisés (Soleirolia soleirolii): Guia Completo para um Cultivo Exuberante

A Barba de Moisés, cientificamente conhecida como Soleirolia soleirolii, é uma pequena joia no mundo do paisagismo e do cultivo em ambientes internos.

Anúncios

Também conhecida como musgo-irlandês, erva-da-fortuna ou lágrima-de-anjo, a Soleirolia s. é originária da Europa e da África do Norte, pertence à família das Urticaceae e se destaca por sua beleza e delicadeza.
Imagem: anaregis_farrapo

Características notáveis

A planta barba de Moisés tem um crescimento rápido e pode atingir até 15 cm de altura. Ela se caracteriza pela presença de folhas redondas, lisas e brilhantes, com cerca de 5 mm de diâmetro.

Barba de Moisés (Soleirolia soleirolii)
Imagem: plantasdosilva

Geralmente suas folhas são dispostas em ramos finos e flexíveis, que se espalham pelo solo ou pendem para fora dos vasos. A cor das folhas pode variar de acordo com a luminosidade, podendo ser verde-clara, verde-escura ou variegada.

Anúncios

Floração

A barba de Moisés floresce no verão, mas suas flores são muito pequenas e discretas, quase imperceptíveis. Elas são brancas ou rosadas e surgem nas axilas das folhas, mas não possuem valor ornamental, atraindo apenas insetos polinizadores.

Como cultivar a planta barba de Moisés?

A barba de Moisés é uma planta que não exige muitos cuidados, mas precisa de alguns cuidados básicas para se desenvolver bem.

Anúncios

Substrato

Opte pelo uso de um substrato leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. Uma mistura de terra para vasos com perlita ou vermiculita, por exemplo, é ideal para facilitar a drenagem e evitar o encharcamento, condição que pode ser prejudicial à planta.

Barba de Moisés (Soleirolia soleirolii)
Imagem: vaseart_pe

Evite apenas, fazer o uso de substratos muito pesados ou compactados, que podem prejudicar o crescimento das raízes.

Iluminação

Embora seja adaptável, conseguindo se desenvolver em diversas condições de ambientes, a Soleirolia soleirolii prospera melhor em ambientes de meia-sombra ou sombra.

Cuide apenas para não expor a planta ao sol forte do meio-dia, que pode queimar as folhas e causar desidratação.

Anúncios

Rega

A planta barba de Moises precisa ser cultivada em um substrato que se mantenha sempre úmido, mas não encharcado. Por isso, mantenha regas regulares e sem exageros.

O ideal, é que durante os meses mais quentes, a rega seja feita em até 2 vezes na semana. Já no inverno, apenas uma vez na semana já é o suficiente.

Anúncios

Adubação

Por mais que a barba de Moises não seja muito exigente com adubação, ela pode se beneficiar com uma pequena adição de adubos orgânicos como húmus de minhoca, torta de mamona ou farinha de ossos, que são fontes de nitrogênio, fósforo e cálcio.

Publicidade relacionada

Veja Também