Planta Lumina (Chlorophytum orchidastrum): Como cultivar essa planta fluorescente?

Escrito por:
Planta Lumina (Chlorophytum orchidastrum): Como cultivar essa planta fluorescente?

Se você está em busca de uma planta apaixonante e fácil de cuidar em casa para adicionar mais verde ao seu espaço, a Lumina (Chlorophytum orchidastrum) é uma escolha perfeita.

Anúncios

A planta lumina, é uma planta herbácea, nativa da África. Inclusive, ela é uma “parente” do nosso bem conhecido clorofito. Tal semelhança, faz a planta ser muitas vezes ser chamada popularmente por clorifot Lumina.
Imagem: concretezza

Características notáveis da planta Lumina

Segundo a paisagista e jardinista Nô Figueiredo, a lumina é uma planta apaixonante, que se caracteriza por sua base que possui uma coloração bem laranja, seguida por folhas de coloração esverdeada, que nascem em roseta a partir de uma rizoma carnoso.

Lumina (Chlorophytum orchidastrum)
Imagem: concretezza

Sua inflorescência, apresenta uma haste avermelhada com cerca de 50 cm e pequenas flores brancas, com pouco valor ornamental. Por isso, o verdadeiro destaque dessa espécie, é seu aspecto rústico, de coloração alaranjada, que poucas plantas apresentam.

Anúncios

Planta lumina: como cuidar?

Iluminação

A paisagista e jardinista explica que quando a Lumina é cultivada em ambientes internos, ela pode ser o ponto de destaque se cultivada em vasos, desde que fique em um local bem iluminado, de preferência próximo de uma janela.

Lumina (Chlorophytum orchidastrum)
Imagem: jardimdeod

Ela ainda destaca que “É importante não deixa-la em ambientes onde receba a luz direta do sol, que pode queimar suas lindas folhas“. Quando cultivada em áreas externas, como jardins e canteiros de flores, ela pode ficar isolada ou em pequenos grupos, onde haja a luz filtrada e fique protegida pela sombra de arvores.

Anúncios

Substrato

O substrato deve ser bem drenável, rico em matéria orgânica e mantido umedecido. Pode ser fertilizada com adubações orgânicas leves, como húmus de minhoca.

Rega

Um ponto importantíssimo para que a Lumina mantenha-se saudável, é o cuidado com a umidade presente no substrato.

Anúncios

Por isso, regue o Clorofito Lumina moderadamente, mantendo o solo ligeiramente úmido, mas nunca encharcado. Permita sempre que o substrato seque levemente entre as regas para evitar o apodrecimento das raízes.

Publicidade relacionada

Veja Também