Já viu por aí a zamioculca black? Além da tradicional zamioculca, que acabou virando uma das queridinhas dos plant lovers, uma espécie um pouco mais difícil de encontrar, que também encanta os ambiente, é a zamioculca black.
Samuel Gonçalves, mestre e doutor em botânica, explica que ela pode ser conhecida, também, como Zamioculca zamiifolia ‘Raven’, ou ZZ Plant Black. Sendo uma das espécies de Zamioculcas mais cobiçadas pelos colecionadores devido a sua raridade.
Imagem: gardencenterblumenau
Características da Zamioculca black
Como o nome popular da espécie já remete, a zamioculca black se caracteriza pela coloração mais escura de sua folhagem, chegando a ser um tom de verde bem escuro e brilhante.
Lindas folhas da zamioculca ‘raven”
Dessa forma, ela se destaca em ambientes internos, dando um visual mais elegante e exótico para o local.
Como cultivar a Zamioculca black?
Sendo uma planta bastante indicada para quem mora em apartamento ou para quem prefere cuidar de suas plantas dentro de casa, para que a zamioculca ‘black ‘raven’ consiga se desenvolver corretamente, é preciso seguir alguns cuidados práticos.
1- Exposição a luz do sol
Para que suas folhas permaneçam sempre com a coloração verde escura, que é bem características do gênero, cuide para que a Zamioculca black seja cultivada em um local de meia-sombra, onde receba apenas a luz indireta do sol.
2- Solo e adubação ideal
O ideal, é que você faça cultivo da Zamioculca black em um vaso de barro sem impermeabilização, utilizando um substrato leve, aerado, poroso e próprio para suculentas. Também poderá nutrir o substrato aplicando algum tipo líquido (NPK 10-10-10) uma vez a cada 2 meses
3- Frequência das regas
Um dos motivos pelo qual as zamioculcas são muito procuradas para serem cultivadas, está na praticidade para serem cultivadas. No caso da zamioculca black, Samuel Gonçalves destaca que ela pode ficar até 15 dias sem receber água, que não irá morrer.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br