Orquídea Cymbidium aloifolium: aspectos +4 cuidados para cultivar.

Escrito por:
Orquídea Cymbidium aloifolium: aspectos +4 cuidados para cultivar.

Nativa da Ásia, a orquídea Cymbidium aloifolium é uma espécie de orquídea do gênero cymbidium que é caracteriza por suas longas hastes, que desenvolvem pequenas flores nas mais variadas cores.

Anúncios

“Diferente de outras cymbidium, que possuem suas hastes florais voltadas para cima, o gênero aloifolium possui sua haste floral voltada para baixo, dando um aspecto pendente para a orquídea”, comenta Fernando Chusca, do orquifanáticos.
Imagem: kurukcr

Como é a orquídea cymbidium aloifolium?

Sergio Oyama, biólogo e especialista de orquídeas, explica que “ao contrário de outras variedades de Cymbidium, que possuem suas hastes com flores maiores e mais exuberantes, a aloifolium desenvolve flores menores em sua haste”.

orquídea cymbidium aloifolium
Imagem: ladybromelia

Ainda assim, por menores e menos exuberantes que elas sejam, ainda conseguem se destacar no ambiente onde estão sendo cultivadas.

Anúncios

Cultivo da Orquídea Cymbidium aloifolium

1- Exposição a luz

Para que possa desenvolver suas flores corretamente, Sergio Oyama explica que a orquídea cymbidium aloifolium não precisa ser cultivada em um ambiente com luminosidade intensa.

orquidea cymbidium aloifolium
Imagem: fha.flowerhandart

Por isso, pode ser uma das opções ideias de orquídeas para ser cultivada em um ambiente interno, podendo receber apenas a luz direta do início da manhã ou a luz direta do final da tarde.

Anúncios

2- Local para cultivar

Sergio Oyama, recomenda que a orquídea Cymbidium aloifolium seja cultivada em um local que seja composto por casca de pinus, fibra de coco e carvão vegetal, já que suas raízes são habituadas a ter contato direto com madeira em decomposição.

3- Frequência das regas

A orientação de Fernando Chusca quanto as regas, é que possa ser mantido um controle para manter o substrato onde ela está se desenvolvendo sempre úmido, cuidando para não exagerar na quantidade água fornecida para a orquídea, para que não aconteça o apodrecimento de suas raízes.

Anúncios

4- Como fazer a adubação?

Na fase de desenvolvimento dos pseudobulbos da orquídea cymbidium aloifolium, é recomendado que seja utilizado um fertilizante NPK com níveis equilibrados. Já na época próxima de sua floração, é preferível a aplicação de um fertilizante com uma concentração maior de fósforo.

Publicidade relacionada

Veja Também