Nativa da Ásia, a orquídea Cymbidium aloifolium é uma espécie de orquídea do gênero cymbidium que é caracteriza por suas longas hastes, que desenvolvem pequenas flores nas mais variadas cores.
“Diferente de outras cymbidium, que possuem suas hastes florais voltadas para cima, o gênero aloifolium possui sua haste floral voltada para baixo, dando um aspecto pendente para a orquídea”, comenta Fernando Chusca, do orquifanáticos.
Imagem: kurukcr
Como é a orquídea cymbidium aloifolium?
Sergio Oyama, biólogo e especialista de orquídeas, explica que “ao contrário de outras variedades de Cymbidium, que possuem suas hastes com flores maiores e mais exuberantes, a aloifolium desenvolve flores menores em sua haste”.
Ainda assim, por menores e menos exuberantes que elas sejam, ainda conseguem se destacar no ambiente onde estão sendo cultivadas.
Cultivo da Orquídea Cymbidium aloifolium
1- Exposição a luz
Para que possa desenvolver suas flores corretamente, Sergio Oyama explica que a orquídea cymbidium aloifolium não precisa ser cultivada em um ambiente com luminosidade intensa.
Por isso, pode ser uma das opções ideias de orquídeas para ser cultivada em um ambiente interno, podendo receber apenas a luz direta do início da manhã ou a luz direta do final da tarde.
2- Local para cultivar
Sergio Oyama, recomenda que a orquídea Cymbidium aloifolium seja cultivada em um local que seja composto por casca de pinus, fibra de coco e carvão vegetal, já que suas raízes são habituadas a ter contato direto com madeira em decomposição.
3- Frequência das regas
A orientação de Fernando Chusca quanto as regas, é que possa ser mantido um controle para manter o substrato onde ela está se desenvolvendo sempre úmido, cuidando para não exagerar na quantidade água fornecida para a orquídea, para que não aconteça o apodrecimento de suas raízes.
4- Como fazer a adubação?
Na fase de desenvolvimento dos pseudobulbos da orquídea cymbidium aloifolium, é recomendado que seja utilizado um fertilizante NPK com níveis equilibrados. Já na época próxima de sua floração, é preferível a aplicação de um fertilizante com uma concentração maior de fósforo.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br