Orquídea Dendrobium: características e cuidados p/ o cultivo da olho de boneca.

Escrito por:
Orquídea Dendrobium: características e cuidados p/ o cultivo da olho de boneca.

A Orquídea Dendrobium (um dos maiores gêneros de orquídeas), é uma orquidácea muito popular no Brasil, onde é chamada por orquídea olho de boneca, devido a praticidade que é necessária para o seu cultivo, além da beleza que ela proporciona durante a sua floração que acontece principalmente na primavera.

Anúncios

Aliás, a grande vantagem no cultivo da espécie dentro de casa está na facilidade em poder se desenvolver dentro de vasos ou até mesmo amarradas em galhos de árvores (por ser uma espécie de planta epífita), desde que sempre bem iluminadas e ventiladas.
Imagem: EKATERINA BOLOVTSOVA

Características da Orquídea Dendrobium

Embora seja uma espécie de orquídea que pode ser encontrada durante o ano todo, é logo na primavera que a orquídea olho de boneca ganha destaque nas floriculturas e nos jardins do Brasil, já que é nessa época do ano que suas flores se desenvolvem.

Orquídea Dendrobium
Imagem: emocoesflutuantes111

Como principal característica da orquidácea, observamos seu pseudobulbo em forma de cana, que acaba perdendo todas suas folhas quando atinge sua maturidade. Aliás, o livramento das suas folhas é um tipo de aviso sinalizando quando iniciará sua floração.

Anúncios

Como cuidar da Orquídea Dendrobium

Por mais que a orquídea olho de boneca seja uma espécie de fácil cultivo, é importante manter alguns cuidados para que ela possa se desenvolver corretamente.

1- Regas

Um dos principais cuidados com a Orquídea Dendrobiuma, está na forma como é feita suas regas. Como recomendação, é indicado que suas regas sejam diminuídas antes de iniciar sua época de floração, ou seja, no inverno.

Orquidea olho de boneca
Imagem: Pexels

Essa ação, juntamente a baixa temperatura do inverno, resulta em um stress hídrico, que desencadeia um tipo de sinal para que a orquídea floresça na estação seguinte. Já no verão, ou durante os períodos das estações mais quentes, as regas devem ser mais frequentes.

Anúncios

2- Adubação e luz

Além do uso de um substrato próprio para plantas epífitas, composto por cascas de árvores, fibras de côco e carvão vegetal, é recomendado cuidar da sua orquídea olho de boneca em um ambiente bem iluminado que receba sol pleno (se for bem ventilado e fresco) ou em um local a meia-sombra.

Anúncios

Já a adubação por sua vez, deve ser feita com material orgânico, que seja a base de farinhas de ossos e torta de mamona.

Publicidade relacionada

Veja Também

1 Comentar

  • Alceny Carreiro Mousinho 10 de janeiro de 2023 09:28

    Meu sonho é ter uma orquídea.principalmente(olhos de boneca e outras pois são lindas

Comments are closed.

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.