Orquídea oncidium: 4 espécies do gênero e cuidados para seu cultivo.

Escrito por:
Orquídea oncidium: 4 espécies do gênero e cuidados para seu cultivo.

Entre as espécies de orquídeas, o gênero de Orquídea oncidium está entre uma das orquidáceas mais desejados pelos cultivadores de orquídeas, devido a beleza de suas flores com cores bastante vibrantes e muito perfumadas.

Anúncios

Originárias do México, esse tipo de orquídea também pode ser conhecido em algumas regiões do Brasil por Chuva-de-outro e suas flores variam entre as cores verdes, amarelas, brancas, rosas e amarelas.
Imagem: Josie

Tipos de Orquídea oncidium

Separamos a seguir, alguns dos gêneros mais conhecidos da orquídea oncidium para você conhecer, já que esse gênero possui um número imenso de espécies.

1- Oncidium sphacelatum

Essa variedade de orquídea do gênero oncidium, se caracteriza por suas longas hastes florais e pétalas que possuem uma textura que lembra algum material feito de cera.

Orquidea oncidium
Imagem: Tiểu Bảo Trương – Orquídea do gênero oncidium

Além disso, essa variedade de orquídea ainda possui em suas flores algumas manchas em um fundo amarelado. Aliás, a sua floração acontece principalmente no período do inverno.

Anúncios

2- Oncidium flexuosum

A Orquídea Oncidium flexusom, é uma espécie pertencente ao gênero oncidium e é nativa da América do Sul. Aliás, ela é uma espécie muito encontrada no Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste.

Orquidea oncidium
Imagem: sorn.natal – Orquídea do gênero oncidium

Além disso, em algumas regiões, ela pode ser chamada como flor dama dançante, já que suas folhas lembram uma pequena bailarina dançando.

Anúncios

3- Oncidium brunleesianum

Outra espécie de Orquídea do gênero oncidium que é muito encontrada no Brasil, é a Oncidium brunleesianum.

Orquidea oncidium
Imagem: idrinkandigrowthings – Orquídea do gênero oncidium

Natural de vários estados brasileiros, essa orquídea possui um tamanho pequeno e floresce em abundância.

4- Oncidum Harrisonianum

Orquidea oncidium
Imagem: abotanicaladventurer – orquídea do gênero oncidium

Destacando-se pela coloração das suas flores que podem variar entre o amarelo e o laranja, a orquídea oncidium harrisonianum é uma espécie muito encontrada em Minas gerais.

Como cuidar da Orquídea oncidium?

Assim como outros tipos de orquídeas, os cuidados com as Orquídeas do gênero oncidium não são muito diferentes, bastando se regrar aos cuidados com a iluminação, o local do cultivo e a frequência das regas.

Anúncios

1- Exposição a luz

Entre os cuidados necessários para que sua Orquídea oncidium se desenvolva corretamente, está o cuidado com a exposição da planta a luz do sol quando ela ainda está na fase de crescimento.

Orquídea oncidium
Imagem: Marcelo Joaquim – orquídea do gênero oncidium

Portanto, quando ela estiver na fase de crescimento, o recomendado é deixar sua orquídea exposta a luz direta do sol por algumas horas até que ela comece a florescer.

Anúncios

Após começar a dar flores, ela já pode ser movida para um local onde possa se desenvolver a meia-sombra e peguei apenas um pouco da luz do sol da manhã e do final da tarde.

2- Regas

Outro ponto que exige um certo cuidado, está nas regas durante o seu crescimento. Por ficarem mais tempo no sol no início, é preciso que as regas sejam mais frequentes, devendo sempre cuidar para que o solo fique úmido. Você pode, inclusive, usar o teste do “dedômetro” para verificar as condições do solo.

Anúncios

Depois que forem para um ambiente com menor exposição a luz direta do sol, a frequência das regas já pode ser diminuída, devendo regar apenas quando observar que o solo já está seco.

3- Onde cultivar?

Por ser uma espécie de orquídea epífita, ela tende a utilizar outras plantas de maior porte para servir como estrutura, normalmente optando por árvores. Por isso, você pode cultivar os gêneros de oncidium em troncos de árvores, desde que o tronco esteja livre de pragas, fixando a espécie utilizando com o uso de um barbante.

Veja Também

2 Comentários

  • RUI RIBEIRO BORGES 16 de março de 2023 11:58

    Material excelente para meu caso. Leigo e amante de orquídeas

  • Maria Fátima Nogueira 17 de março de 2023 14:24

    Gostei da aula ,sou admiradoura das belezas das orquídeas qualquer espécie obgda pela aula

Comments are closed.