A planta amor agarradinho (Antigonon leptopus), também conhecida por amor-entrelaçado, é uma espécie de planta trepadeira muito encontrada em jardins, pergolados de madeira e cercas vivas, por desenvolver uma linda flor e ser muito prática para ser cultivada.
Curioso, que em alguns países essa espécie de flor é considerada como um tipo de erva daninha, por mais linda que sejam suas flores. Por outro lado, se você está em busca de dicas para o seu cultivo, confira a seguir alguns cuidados importantes para o seu desenvolvimento.
Imagem: gisleneh_flores
Características do amor agarradinho
Podendo atingir até 10 metros de altura, a planta é um tipos de trepadeira muito encontrada em regiões que possuem o clima mais tropical, assim como a estrelícia.
Ao longo do seu crescimento, suas folhas semelhantes ao formato de um coração aveludado, dará lugar as suas lindas flores, que podem florescer durante todo o ano e variam entre as cores rosa e branco.
Como cultivar?
Por mais fácil e prático que seja o cultivo da planta amor agarradinho, é importante que sejam seguidos alguns cuidados para que ela desenvolva corretamente suas lindas flores, que embelezam os ambientes.
1- Cuidados com o solo
O recomendado, é que o solo onde o amor agarradinho seja rico em matéria orgânica e possua uma boa drenagem. Dessa forma, o solo pode ser preparado a partir de uma mistura composta por terra fresca, enriquecida à um substrato fértil com bastante matéria orgânica.
2- Luz e temperatura
É importante que o local escolhido para o cultivo da planta amor agarradinho seja bem iluminado e possa receber a luz direta do sol por um longo período do dia. Dessa forma, a planta ganhará uma maior resistência ao longo do seu crescimento.
Por ser uma planta de clima tropical, o amor agarradinho não é muito tolerante à temperaturas frias e nem gosta de receber geadas. Por isso, é importante redobrar os cuidados com a planta na época do inverno e quando as temperaturas estiverem mais frias.
3- Frequência das regas
Em épocas mais quentes, o recomendado é que sejam realizadas até 3 regas durante a semana, para que o solo possa se manter sempre úmido, cuidando para que o não ocorra o encharcamento de suas raízes.
4- Podas
Quantos as podas da trepadeira amor agarradinho, é de extrema importância que as podas sejam feitas regulamentes para que ela esteja sempre exuberante, cuidando para retirar apenas as folhas secas e velhas.
Pode plantar amor agarradinho no vaso?
Seguindo alguns cuidados, você pode cultivar sua planta em um vaso grande e ainda poder aproveitar da beleza da trepadeira para decorar os mais variados ambientes.
Neste caso, é importante ter uma certa atenção com a iluminação do local e cuidar para que sejam feitas regas frequentes, além de preparar um solo bem fértil para que ela possa se desenvolver corretamente.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br