Coleus (Coléus scutellarioides): características +3 cuidados para o cultivo.

Escrito por:
Coleus (Coléus scutellarioides): características +3 cuidados para o cultivo.

Coleus, de nome científico Coléus scutellarioides, é uma das plantas que mais encantam os jardineiros de plantão, devido ao aspecto ornamental de suas folhas e a coloração das mesmas, que podem variar entre tons de verde, vermelho, rosa, roxo e amarelo.

Anúncios

A Biologa Vanessa Souto, comenta que em algumas regiões, a planta também é conhecida por coração-magoado, sendo considerada de fácil cultivo e apropriada para ser cultivada em ambientes internos, junto de suculentas, orquídeas e demais plantas que se dão bem em ambientes internos que recebem bastante luz natural.
Imagem: F. Muhammad

Características da Coleus

Nativa da Ásia, a coleus é uma planta de crescimento rápido, perene e que pode variar de forma, podendo ser oval ou lanceolada.

coleus

Imagem: moralesdibujos – Cultivo de vasos com C. scutellarioides

Além disso, as folhas podem ser vistosas e coloridas, que incluem diferentes tons de verde, rosa, roxo, vermelho, amarelo e laranja.

Anúncios

Como cultivar Coleus?

Vanessa Souto, classifica a coleus como uma planta de fácil cultivo, que depende apenas de alguns cuidados para que “vá para frente” e encante os ambientes de cultivo com suas lindas cores.

1- Substrato

Coleus prefere ser cultivado com um substrato com boa drenagem e rico em matéria orgânica. Como recomendação, você pode usar um substrato pronto para uso, que pode ser encontrado em floriculturas, e adicionar uma porção de húmus de minhoca.

Anúncios

2- Exposição a luz

coleus

Imagem: daymeowna – Planta coração-magoado exposta ao sol

Cuide para que sua Coleus receba bastante luz natural no ambiente onde será cultivada. Se for em um ambiente interno, prefira deixar próxima de uma janela bem iluminada, onde o sol consiga bater por pelo menos 4 horas diretamente na planta.

3- Regas

As regas irão depender do local onde a planta será cultivada. Se for em jardins, somente a água de chuvas já é o suficiente, caso chova frequentemente na região.

Anúncios

Em ambientes internos e em regiões onde a chuva não apareça com frequência, as regas podem ser a cada 3 dias para que o substrato se mantenha umedecido. Cuide apenas para não encharcar com excesso de água.

Publicidade relacionada

Veja Também