Se existe uma praga que sempre insiste em aparecer e pode prejudicar bastante o desenvolvimento das plantas, são as cochonilhas. Seja em vasos internos ou em folhagens que estejam em jardins externos, esse pequeno inseto que não mede mais de 3,5 mm, poderá acabar atacando suas plantas e sugar a seiva e os demais nutrientes presentes nela.
Se não bastasse, a cochonilha ainda pode secretar uma espécie de cera adocicada, que acaba atraindo fungos que irão diminuir a capacidade da planta em fazer a fotossíntese, além de formigas doceiras.
Imagem: Pexels
Espécies de cochonilhas
Fora os hábitos citamos a cima e seu tamanho reduzido, é possível encontrar algumas espécies de cochonilhas, cada uma com seu tamanho e cor, que podem variar entre as cores branca, marrom, rosa, verde e amarela.
1- Cochonilha branca (Farinhenta)
A cochonilha branca (Planococcus citri, P. ficus, Pseudococcus longispinus, P. maritimus e P. viburn), popularmente conhecida por cochonilha farinhenta, possui como característica uma secreção cerosa que cobre seu corpo, com uma coloração esbranquiçada.
Uma curiosidade dessa espécie de cochonilhas, é que os machos adultos pouco se alimentam da planta que infestam e servem quase que exclusivamente para o acasalamento com as fêmeas adultas. Por fim, os machos acabam morrendo após o ato.
2- Cochonilha de carapaça (pardinha)
Outra espécie de cochonilha que ataca muito os rizomas, raízes, pétalas e folhas das plantas, é a cochonilha de carapaça (Selenaspidus articulatus), chamada também por cochonilha pardinha.
Elas são bem conhecidas pela forma rápida de como conseguem se disseminar em plantas agrupadas, ainda mais se no local há correntes de ventos.
Como remover cochonilhas das plantas?
Inicialmente, é preciso entender um pouco sobre o ciclo de vida das cochonilhas. Dessa forma, é possível remover de uma vez por todas essa praga das suas plantas. Caso contrário, pode ser que ao pulverizar algum tipo de inseticida, seja ele caseiro ou não, de matar em um primeiro momento as cochonilhas presentes na plantas e ainda assim, sobrar alguns de seus ovos.
Assim, quando a ninfa eclodir do ovo, o ciclo irá continuar e mais uma vez as pragas estarão presentes em suas plantas. Por isso, o recomendado é sejam feitas várias aplicações do inseticida escolhido para que seja atingindo as várias fases do desenvolvimento da praga e ela não retorne novamente.
Inseticidas para remover as cochonilhas
1- Inseticida caseiro para cochonilhas com detergente e óleo mineral
Um inseticida caseiro, que é ótima para fazer a remoção das cochonilhas, é o inseticida preparado com detergente neutro e óleo mineral.
Para fazer seu preparo, é necessário misturar em 1 litro de água, aproximadamente 10 ml de óleo mineral + 10 ml de detergente neutro.
Por fim, basta agitar bem a misturar e aplicar diretamente nas folhas com o auxílio de um pequeno pulverizador.
2- Inseticida caseiro com água de sabão e calda de fumo
Outro inseticida que você pode fazer em casa para remover a cochonilha, é composto por corda de fumo e água de sabão. Para fazer seu preparo, deve ser misturado em 1l de água aproximadamente meio palmo de fumo picado com 1 xícara de álcool.
Após a mistura ficar de molho por 24 horas, ela deve ser colocada em um recipiente identificado para ser usada como uma espécie de “mistura concentrada” que será adicionada posteriormente no inseticida caseiro.
Por fim, prepare uma mistura composta por 1 colher de sabão de coco ralado em 1l de água e acrescente 5 colheres da “mistura concentrada” preparada anteriormente. para aplicar nas plantas, basta misturar bem e usar um pulverizador.
Consultas: pergunteaoagronomo.com.br | Embrapa.br
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
1 Comentar
Muito bom
Comments are closed.