Uma entre outras variedades que são conhecidas como a flor dama da noite, é uma espécie de cacto, nativa do México e América Central, o Epiphyllum oxypetalum, que encanta tanto por sua beleza, quanto pelo perfume de suas flores de costumes noturnos.
A flor Dama da noite em questão, da espécie arbustiva do cacto Epiphyllum oxypetalum, se caracteriza pelo aspecto do seu caule ereto e ramificado, com ramos que se tornam pendentes nas pontas, que darão origem a sua apreciada flor. Devido a sua aparência encantadora, em algumas regiões a espécie é chamada por cacto orquídea. marimarie0201
Imagem:
Época da floração
Seguindo todos os cuidados básicos para o seu cultivo, a flor Dama da noite começará a nos encantar com suas flores entre os meses do início da primavera até ao verão.
Mas fique atento, pois suas flores só se abrirão durante o período da noite e ficará aberta por pouco tempo.
Como cultivar a flor Dama da noite?
Assim como outras espécies de cactos, a Dama da noite precisará apenas de alguns cuidados fáceis para que ela consiga crescer e desenvolver suas lindas flores.
1- Cuidados com o substrato
O recomendado é que o substrato utilizado no cultivo da flor Dama da noite seja próprio para cactos, bem drenado (podendo ser feita a adição da fibra de côco) e rico em matéria orgânica.
2- Exposição a luz
O ideal, é que ela seja cultivada em um local de meia-sombra, onde possar receber o sol da manhã ou da tarde, porém bem iluminado.
Por outro lado, devido ao perfume de suas flores, não é recomendado fazer o cultivo da flor Dama da noite próximo a uma janela onde encontra-se um dormitório, já que pode ser um pouco enjoativo o aroma para alguma pessoas.
3- Regas
Quanto as regas, elas devem ser feitas por até 3 vezes na semana, apenas para manter o substrato úmido. Por isso, cuide para não exagerar na porção de água fornecida durante as regas para evitar o acúmulo excessivo de água.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
1 Comentar
Tenho uma linda dama da noite aqui. Adoro quando se abre.
Comments are closed.