Flor dama da noite: 3 dicas para cuidar da Epiphyllum oxypetalum.

Escrito por:
Flor dama da noite: 3 dicas para cuidar da Epiphyllum oxypetalum.

Uma entre outras variedades que são conhecidas como a flor dama da noite, é uma espécie de cacto, nativa do México e América Central, o Epiphyllum oxypetalum, que encanta tanto por sua beleza, quanto pelo perfume de suas flores de costumes noturnos.

Anúncios

A flor Dama da noite em questão, da espécie arbustiva do cacto Epiphyllum oxypetalum, se caracteriza pelo aspecto do seu caule ereto e ramificado, com ramos que se tornam pendentes nas pontas, que darão origem a sua apreciada flor. Devido a sua aparência encantadora, em algumas regiões a espécie é chamada por cacto orquídea. marimarie0201
Imagem:

Época da floração

Seguindo todos os cuidados básicos para o seu cultivo, a flor Dama da noite começará a nos encantar com suas flores entre os meses do início da primavera até ao verão.

Flor dama da noite
Imagem: jaqueline.linckh

Mas fique atento, pois suas flores só se abrirão durante o período da noite e ficará aberta por pouco tempo.

Anúncios

Como cultivar a flor Dama da noite?

Assim como outras espécies de cactos, a Dama da noite precisará apenas de alguns cuidados fáceis para que ela consiga crescer e desenvolver suas lindas flores.

1- Cuidados com o substrato

O recomendado é que o substrato utilizado no cultivo da flor Dama da noite seja próprio para cactos, bem drenado (podendo ser feita a adição da fibra de côco) e rico em matéria orgânica.

Anúncios

2- Exposição a luz

O ideal, é que ela seja cultivada em um local de meia-sombra, onde possar receber o sol da manhã ou da tarde, porém bem iluminado.

Anúncios

Por outro lado, devido ao perfume de suas flores, não é recomendado fazer o cultivo da flor Dama da noite próximo a uma janela onde encontra-se um dormitório, já que pode ser um pouco enjoativo o aroma para alguma pessoas.

3- Regas

Quanto as regas, elas devem ser feitas por até 3 vezes na semana, apenas para manter o substrato úmido. Por isso, cuide para não exagerar na porção de água fornecida durante as regas para evitar o acúmulo excessivo de água.

Publicidade relacionada

Veja Também

1 Comentar

  • Nina 26 de maio de 2023 14:51

    Tenho uma linda dama da noite aqui. Adoro quando se abre.

Comments are closed.