Nativa da América do Sul, a flor petúnia é uma floresce entre a primavera ao verão, cativando jardins e canteiros com suas belas cores de vermelho, azul, rosa, laranja, roxo, branco e salmão.
Aliás, ela não é uma planta que cresce muito e pode chegar a atingir 30 cm de altura, sendo uma ótima opção para trepadeiras para formar canteiros e paisagismo de jardins, ou para crescer em vasos.
Imagem: Markus Winkler
Classificação das petúnias híbridas
As espécies híbridas podem ser divididas em quatro categorias.
1- Grandiflora
A classificação Grandiflora, caracteriza-se por apresentar flores de grande porte e atingir 10 cm de altura.
2- Hedgiflora
Caracteriza-se por sua distribuição horizontal durante o cultivo e sua baixa altura em comparação com outros tipos.
3- Multiflora
Ideal para vasos suspensos, produz flores de até 5 cm de diâmetro.
4- Milliflora
É a menor cultivar da flor, atingindo até 3 cm de diâmetro. No entanto, eles são os mais fáceis de criar e os mais difíceis.
Como cultivar a petúnia?
1- Cultive a partir das sementes
Uma das melhores maneiras de tirar o máximo proveito de suas flores de petúnia é investir em sementes e cultivar suas plantas. , principalmente para quem gosta de semear.
Lindo arranjo com suas flores
Ao contrário de algumas plantas que demoram mais para crescer e florescer, as petúnias tendem a crescer muito rapidamente, formando o primeiro broto cerca de três meses após a semente.
2- Substrato para petúnias
Idealmente, as plantas devem crescer em um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. A composição do substrato pode conter uma mistura de terra com areia e matéria orgânica.
3- Exposição a luz
Cultivo da flor em vaso em ambiente externo
Para que as petúnias floresçam lindamente, é importante cultivá-las em um ambiente claro com luz solar direta.
4- Frequências das regas
Prefere substrato úmido, por isso deve-se ter o cuidado de regar até três vezes por semana em dias frios, sendo importante regar todos os dias para mantê-la.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br