Nativa da sul da Ásia, a flor curcuma é muito cultivada em jardins e em ambientes internos, já que após o crescimento da planta Cúrcuma longa, ela desenvolve lindas flores que variam entre as cores rosa, vermelha, laranja e amarelo, com um tom bem vibrante.
Imagem: claudine_alternative
Características da flor cúrcuma
Além da coloração característica da flor, ela também se caracteriza por seu formato, que lembra muito um cone, dando a flor um aspecto bastante exótico.
Como cultivar a flor cúrcuma?
Por ser bem comum de ser vendida em supermercados, que comercializam a flor em vasos, podem surgir algumas dúvidas de como devem ser os cuidados para fazer o cultivo da flor.
1- Substrato
Um ponto muito importante par que a flor curcuma se desenvolva, é o uso de um substrato rico em nutrientes (húmus de minhoca, borra de café e cascas de frutas), além dele possuir uma boa drenagem.
2- Exposição a luz
O recomendado, é que a flor curcuma seja cultivada em um ambiente bem iluminado, onde possa receber a luz direta do sol durante algumas horas no dia.
Por isso, se você não tiver em casa um ambiente externo, pode optar pelo cultivo da flor em ambientes internos.
3- Frequência das regas
Uma das vantagens da flor curcuma, é que ela não necessita de muitas regas para que possa crescer e desenvolver suas flores. Nesse caso, as regas podem ser realizadas somente quando o substrato já estiver seco, cuidando para não exagerar no excesso de água.
4- Podas
Já suas podas, devem ser feitas sempre que flor observado que as flores da curcuma estão começando a murchar, já que é normal ela murchar suas flores para dar lugar à outras novas.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br