Tostão esmeralda: a planta que atrai prosperidade e harmonia para o seu lar

Escrito por:
Tostão esmeralda: a planta que atrai prosperidade e harmonia para o seu lar

A Tostão Esmeralda, carinhosamente conhecida como Trança de Cigana, é uma planta que atrai olhares e admiração, principalmente por quem adora cultivar plantas pendentes em ambientes internos.

Anúncios

Mas além disso, ela também tem um significado especial para quem acredita na energia das plantas: ela é capaz de atrair prosperidade, abundância e harmonia para o ambiente onde está.
Imagem: abotanicaurbana

Origem do tostão esmeralda

O tostão esmeralda é uma planta nativa da América Central e do Sul, especialmente do México, da Guatemala e do Brasil. Até o momento, não foi encontrada sua correta identificação botânica.

Anúncios

Contudo, ala pertence à família das Commelinaceae, a mesma das tradescantias e das zebrinas. É importante não confundir essa variedade com o tostão (dinheiro em penca).

Nomes populares

O seu nome popular vem da sua aparência: as suas folhas são pequenas, arredondadas e de um verde intenso que lembra a cor da pedra preciosa esmeralda. Já o nome trança de cigana se deve ao seu hábito de crescimento: ela forma longos ramos que se entrelaçam uns nos outros, formando uma espécie de trança.

Anúncios

Significado do tostão esmeralda

tostao esmeralda
Imagem: florabeijaflor

O tostão esmeralda é uma planta que simboliza a prosperidade, a abundância e a harmonia. Ela é considerada uma planta de sorte, que atrai dinheiro e oportunidades para quem a cultiva. Além disso, ela também tem um efeito calmante e equilibrador, que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Guia prático para o cultivo do tostão esmeralda em ambientes internos

O tostão esmeralda é uma planta muito fácil de cultivar em ambientes internos, desde que se respeitem algumas condições básicas.

Anúncios

Iluminação e temperatura

Escolha um ambiente onde ela possa receber a luz indireta e abundante para manter a sua coloração. Evite expor a planta ao sol direto, pois isso pode queimar as suas folhas, ou ao frio excessivo, que pode prejudicar o seu desenvolvimento.

Frequência das regas

O tostão esmeralda não tolera o encharcamento, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes. Regue a planta somente quando o substrato estiver seco ao toque, cerca de uma vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno

Anúncios

Substrato e adubação

Faça o uso de um substrato leve, drenável e rico em matéria orgânica. Você pode usar uma mistura de terra vegetal, areia e húmus de minhoca, na proporção de 2:1:1.

tostao esmeralda
Imagem: quintal.paisagismo 

Quanto a adubação, ela não é uma planta exigente em nutrientes, mas poderá receber adubação orgânica a cada três meses, com a aplicação da torta de mamona, farinha de ossos ou húmus de minhoca. Evite usar adubos químicos, pois eles podem queimar as raízes da planta.

Anúncios

Pragas e doenças

Por mais que seja uma planta resistente, que raramente é atacada por pragas ou doenças, fique atento a sinais de cochonilhas, pulgões ou fungos, que podem surgir se a planta estiver em condições inadequadas de iluminação, rega ou ventilação.

Publicidade relacionada

Veja Também