Dinheiro-em-penca (tostão): a planta que atrai dinheiro e prosperidade.

Escrito por:

A dinheiro-em-penca, comumente conhecida como “planta tostão”, de nome científico Callisia repens, se destaca não só por sua estética peculiar, mas também pela simbologia de prosperidade que carrega em seu nome.

Anúncios

Com um verde cativante, folhas redondas, quase como moedas cintilantes e uma facilidade incrível de cuidado, essa espécie tem tudo para ser o centro das atenções em sua casa ou escritório.

Características da planta tostão

Originária da América Central, o tostão possui folhas pequenas, suculentas e de formato arredondado. Quando bem cuidada, a planta pode até exibir pequenas flores rosadas ou brancas que dão um charme extra ao seu visual.

dinheiro em penca

Ela é muitas vezes usada como cobertura de solo em jardins, mas se destaca, sobretudo, quando cultivada em vasos suspensos, onde seus ramos pendentes podem ser melhor apreciados.

Anúncios

Curiosidades

Além de seu nome sugestivo, o tostão também é associado a crenças de boa sorte e prosperidade. Em algumas culturas, é comum presentear amigos e familiares com essa planta, esperando que ela traga boa sorte financeira.

Como cultivar em ambientes internos?

Com os cuidados certos e atenção aos detalhes, esta joia verde pode florescer e prosperar, trazendo beleza e frescor para qualquer ambiente interno.

1- Substrato

Opte por um substrato bem drenante, podendo ser até mesmo uma mistura para suculentas. O Dinheiro-em-penca gosta de um equilíbrio: um substrato que retenha umidade, mas que não deixe a água encharcar as raízes.

Anúncios

2- Iluminação

O Dinheiro-em-penca adora estar em um ambiente iluminado, mas não é muito fã da luz direta do sol. Uma janela iluminada, mas sem sol direto, é o ideal.

dinheiro-em-penca
Imagem: entangled.studio

Se você notar que as folhas estão se tornando pálidas ou alongadas, pode ser um sinal de que a planta deseja mais luz.

3- Frequência das regas

Esta planta não gosta de estar em um substrato encharcado. A recomendação é regar apenas quando o solo estiver seco ao toque. Um erro comum é regar excessivamente, o que pode levar ao apodrecimento das raízes.

Anúncios

Em ambientes internos, onde a evaporação é mais lenta, é crucial ser cauteloso com a quantidade de água.

4- Manutenção regular

De tempos em tempos, retire as folhas mortas ou amareladas. Este simples ato ajuda a planta a respirar melhor e a crescer mais vigorosamente.

5- Escolha do vaso

Enquanto o Dinheiro-em-penca pode crescer lindamente em um vaso comum, considerando seu potencial de crescimento pendente, posicionar a planta em um vaso suspenso pode ser uma ideia encantadora. Assim, seus longos ramos podem cair livremente, criando um efeito visual espetacular.

Veja Também