Você sabia que o café pode ser um ótimo aliado para cuidar das suas plantas e flores?

Escrito por:

Sabe aquela xícara de café que te dá energia de manhã? Você sabia que essa mesma bebida pode energizar suas plantas? A prática de regar plantas com café tem sido cada vez mais popular entre os entusiastas da jardinagem.

Anúncios

Mas será que essa técnica é realmente benéfica para o crescimento das plantas? Vamos explorar como essa prática pode influenciar o desenvolvimento das suas verdinhas.

Ah, o café!

O café é uma bebida muito popular no Brasil e no mundo, mas você já pensou no que fazer com as borras que sobram depois de prepará-lo? Muitas vezes, elas acabam indo para o lixo ou para a composteira, mas elas também podem ser usadas para nutrir e proteger as suas plantas.

Anúncios

Rico em nutrientes

O café contém nutrientes como nitrogênio, potássio, fósforo e outros compostos benéficos que podem ser absorvidos pelo solo.

regar plantas com cafe

Esses elementos auxiliam no fortalecimento das raízes e no desenvolvimento geral das plantas. O nitrogênio, por exemplo, é essencial para a produção de clorofila, responsável pela coloração verde vibrante das folhas.

Mas como regar plantas com café?

Existem duas formas principais: uma é usar a borra de café diretamente no solo, misturando-a com a terra ou colocando-a sobre a superfície. A outra é fazer uma solução com água e café coado ou instantâneo, e usá-la para regar as plantas.

Anúncios

Em ambos os casos, é importante não exagerar na quantidade de café, pois ele pode ser muito ácido e causar queimaduras nas folhas e nas raízes. O ideal é usar uma colher de sopa de borra de café para cada litro de água, ou uma colher de chá de café solúvel. Você pode regar as plantas com café uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da necessidade de cada espécie.

Anúncios

Plantas que mais se beneficiam

Algumas plantas que se beneficiam muito de regar com café são as que gostam de solos ácidos, como as azaleias, as hortênsias, as rosas, os lírios, os gerânios e as violetas. Outras plantas que também podem receber essa adubação são as suculentas, as orquídeas, os cactos e as samambaias.

Veja Também