Você sabia que é possível usar a canela nas plantas? Descubra como!

Escrito por:

Você sabia que a canela pode ser uma grande aliada na hora de cuidar das suas plantas? Essa especiaria, além de aromática e saborosa, tem propriedades que podem beneficiar o seu jardim de várias formas.

Anúncios

Neste artigo, vamos explicar como e por que usar a canela nas plantas, e dar algumas dicas para aproveitar ao máximo esse ingrediente natural.

De onde vem a canela?

canela nas plantas
Imagem: _abhilasha_112

A canela é um produto derivado da casca de uma árvore originária da Ásia, chamada Cinnamomum. Ela é usada há milhares de anos na culinária, na medicina e na perfumaria, mas também tem aplicações na jardinagem. Isso porque a canela tem ação antifúngica, antibacteriana, cicatrizante e repelente de insetos.

Benefícios do uso da canela nas plantas

Previne e combate doenças fúngicas

O uso da canela nas plantas, ajuda a prevenir e combater doenças causadas por fungos, como oídio, ferrugem e podridão das raízes. Basta polvilhar um pouco de canela sobre as folhas ou o solo afetados, ou fazer uma solução com água e canela e borrifar nas plantas.

Estimula o enraizamento

canela nas plantas capa 1

A canela ajuda a estimular o enraizamento de estacas e mudas, pois acelera a cicatrização dos cortes e evita infecções. Você pode mergulhar a ponta das estacas em canela em pó antes de plantá-las, ou misturar canela com substrato ou areia e colocar as mudas nessa mistura.

Afasta as formigas

Se você quer ver as formigas longe das suas plantas, a canela ajuda a afastar formigas, moscas e outros insetos indesejados do seu jardim, pois eles não gostam do cheiro da canela. Você pode fazer uma barreira de canela em pó ao redor das plantas que quer proteger, ou espalhar alguns pauzinhos de canela pelo canteiro.

Melhora a qualidade do solo

Melhora a qualidade do solo, pois adiciona matéria orgânica e nutrientes essenciais para as plantas. Você pode fazer um adubo caseiro com cascas de frutas, verduras, borra de café e canela em pó, e colocar sobre o solo das suas plantas.

Veja Também