Alocasia Piccolini: Guia para Cultivar essa Beleza Tropical em Casa

Escrito por:
Alocasia Piccolini: Guia para Cultivar essa Beleza Tropical em Casa

A alocasia piccolini é uma planta ornamental nativa das florestas tropicais da Ásia, que cativa com sua estatura compacta e folhagem exuberante em uma coloração verde escura, brilhantes e em forma de coração.

Anúncios

Fazendo parte da família das aráceas, que inclui outras plantas populares como a costela-de-adão, o antúrio e o lírio-da-paz, a planta pode ser um verdadeiro destaque em ambientes internos e externos, desde que receba os cuidados adequados.
Imagem: bloomjp

Características e origens da alocasia piccolini

A alocasia piccolini é uma planta herbácea que pode atingir até 30 cm de altura e se destaca pelo aspecto de suas folhas. Ela pertence ao gênero Alocasia, que possui mais de 70 espécies diferentes, incluindo a alocasia macrorrhiza, a alocasia amazonica e a alocasia polly.

Alocasia Piccolini
Imagem: greta_greenhouse

Suas folhas medem cerca de 5 a 10 cm de comprimento e são muito menores do que as folhas de outras espécies de alocasia, que podem chegar a 1 metro de comprimento. Por isso, ela é chamada de piccolini, que significa “pequenina” em italiano.

Anúncios

A alocasia piccolini é uma planta tropical que se adapta bem ao clima quente e úmido. Contudo, a florista Flávia Kremer, reforça que o sol ideal para cultivar a alocasia piccolini é o sol mais fraquinho, nada de expor a planta ao sol forte já que poderá sofrer severamente.

Cuidados necessários para o cultivo da alocasia piccolini em casa

A alocasia piccolini é uma planta que não requer muitos cuidados, mas é preciso seguir algumas dicas para garantir o seu desenvolvimento saudável e evitar problemas como pragas, doenças e folhas amareladas.

Anúncios

Iluminação

Como citado pela florista, a alocasia piccolini gosta de ambientes mais amenos, mais a meia-sombra, onde possa receber muita iluminação indireta, ou receber apenas a luz mais fraca do sol.

Alocasia Piccolini

Ao receber muita luz direta do sol em suas folhas, elas poderão ficar queimadas e perder a coloração característica.

Rega

Mantenha regas regulares para manter o substrato de cultivo da alocasia piccolini umedecido, cuidando para que não ocorram exageros que resultem no encharcamento de suas raízes.

Anúncios

Aliás, o excesso de água pode provocar o apodrecimento das raízes e o surgimento de fungos. Uma boa dica é usar um palito de madeira para verificar a umidade do solo antes de regar.

Solo

Opte pelo uso de um substrato leve e com boa drenagem. A florista ainda sugere que você pode usar um substrato próprio para plantas ornamentais ou fazer uma mistura caseira com terra vegetal, areia e casca de pinus.

Publicidade relacionada

Veja Também