Asplenium crissie: Como cuidar da popular samambaia-ninho-de-passarinho?

Escrito por:
Asplenium crissie: Como cuidar da popular samambaia-ninho-de-passarinho?

O asplenium crissie, também conhecido como samambaia-ninho-de-passarinho, é uma espécie que se caracteriza pelo seu aspecto muito diferente e atraente, o qual lhe rendeu o nome popular “ninho de passarinho”. Tal aspecto está presente em suas folhas longas, estreitas e onduladas, que formam uma espécie de ninho no centro.

Anúncios

Originária da Ásia, África e Oceania, ela se adapta bem a climas tropicais e subtropicais, especialmente em ambientes onde ela possa pegar a sombra de outras plantas, como cita a jardinista Dora, do canal dora jardinagem. Por isso, se você gosta de plantas exóticas e fáceis de cuidar, essa espécie de asplênio pode ser uma ótima opção para o seu jardim ou para a sua casa.
Imagem: hoya_sk

Como cultivar a asplenium crissie?

Uma das vantagens em cultivar a asplenium crissie, está no fato dela ser uma planta que não exige muitos cuidados, mesmo que seja preciso seguir algumas condições básicas para se desenvolver bem.

Anúncios

Iluminação

A jardisnita Dora, recomenda que a asplenium crissie seja cultivada em um local onde possa receber a luz luz indireta do sol. Caso seja cultivada em ambientes externos, escolha um ambiente bem iluminado, onde existam outras plantas ao seu redor para que ela possar ficar na sombra das mesmas.

asplenium crissie 1
Imagem: garden_bleu

Logo, se o cultivo do asplênio crissie for feito em ambientes internos, opte por um ambiente bem iluminado, como uma janela, onde ela não receba a luz direta do sol por muitas horas do dia. Cuide também para que ela não fique exposta ao vento, que pode desidratar suas folhas.

Anúncios

Rega

Dora explica que asplenium crissie precisa de umidade constante em seu substrato, mas cuidando sempre para que não ocorra o encharcamento. Por isso, o ideal é que ela seja irrigada sempre que o substrato estiver seco ao toque, mas sem deixar água acumulada no prato ou na cesta.

Substrato

O substrato ideal para o cultivo da popular samambaia-ninho-de-passarinho deve ser leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. Você pode usar uma mistura de terra vegetal, casca de pinus e fibra de coco, por exemplo.

Anúncios

Adubação

Por mais que a asplenium crissie não seja muito exigente em nutrientes, você pode usar húmus de minhoca, torta de mamona ou farinha de ossos, para contribuir no seu desenvolvimento e crescimento.

Publicidade relacionada

Veja Também