O Ciclame, popularmente conhecido como Ciclame da Pérsia ou de Alepo, é uma planta perene que desenvolve pequenas e delicadas flores. Historicamente, acredita-se que a a planta tenha se originado nas ilhas Gregas e em regiões do Mar Mediterrâneo.
No Brasil, por ser uma planta com características bastante delicadas, a espécie é muito procurado para ser cultivado em ambientes internos, desde que ela consiga ser iluminado durante boa parte do dia.
Imagem: arteseplantas_
Características do Ciclame
Como características, a planta se destaca pelo seu tamanho, que raramente passa de 20 cm de altura, além das flores que a planta desenvolve durante seu ciclo, que são extremamente encantadoras e delicadas.
Aliás, foram estas características que fizeram o Ciclame ser tão cobiçado para ser cultivado em ambientes internos, já que consegue promover com sua beleza a sensação de relaxamento e tranquilidade.
Quando acontece sua floração?
Por mais que a planta possua um ciclo perene, podendo ser cultivada anualmente, sua floração ocorre somente entre os meses de março a outubro, normalmente mais próximo a épocas mais frias.
Assim, com o início da floração do ciclame, você poderá observar o desenvolvimento de lindas flores que poderão variar entre as cores branca, salmão, rosa e vermelha.
Como cuidar da Ciclame?
A grande vantagem no cultivo do Ciclame, está em você não precisar nenhum pouco expert na jardinagem. Desta forma, você conseguirá cultivar a planta em casa seguindo apenas alguns cuidados bem práticos para que ela desenvolva suas lindas flores.
1- Exposição a luz
O ponto mais importante para que as flores do ciclame se desenvolvam corretamente, está na correta exposição da planta a luz natural.
Por mais que ela esteja sendo cultivada em ambientes internos, o ideal é que ela fique em um local onde possa receber de forma indireta a luz do sol. Por isso, prefira cultivar a planta próxima de janelas bem iluminadas.
2- Cuidados com o solo
Caso você tenha comprado seu vaso de Cliclame em uma floricultura, provavelmente o solo já esteja adequado para seu desenvolvimento.
Contudo, o ideal é que ela seja cultivada em um solo mais argiloso com uma boa drenagem e rico em matéria orgânica, assim como acontece no caso de algumas espécies de suculentas.
3- Frequência das regas
Como já é de se esperar, o Ciclame não é uma planta que goste de ser cultivada em ambientes que recebem muita água ou encharcados. Portanto, prefira somente umedecer o solo onde ela esteja sendo cultivada, de preferência pela manhã ou no final da tarde.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
1 Comentar
Gostei muito dessas dicas, não conhecia o ciclame, muito linda amei, na minha cidade não tem
Deixe um Comentário