Filodendros: plantas para ter em casa que vão encantar você

Escrito por:

Você sempre está em busca de plantas para ter em casa? Se a resposta for sim, você precisa conhecer os filodendros, um gênero de plantas tropicais que se adaptam muito bem ao ambiente doméstico e que são capazes de trazer beleza, frescor e alegria para qualquer espaço.

Anúncios

Além de embelezarem os espaços, elas também contribuem para o bem-estar físico e mental de quem convive nos ambientes. Neste artigo, você conhecerá as características das 5 espécies de filodendros mais procurados para serem cultivadas dentro de casa e os cuidados que devem ser tomados.

Filodendros: plantas para ter em casa e muito versáteis

Os filodendros são plantas da família Araceae, que compreende mais de 3000 espécies distribuídas principalmente nas regiões tropicais e subtropicais do mundo. O nome filodendro vem do grego e significa “amigo da árvore”, pois muitas dessas plantas são epífitas, ou seja, vivem sobre outras plantas, sem parasitá-las.

filodendros plantas para ter em casa 1
Imagem: deplantasybarro

Os filodendros se caracterizam por terem folhas grandes, geralmente em forma de coração, com nervuras bem marcadas e cores variadas, que podem ir do verde ao vermelho. Algumas espécies também produzem flores vistosas, que são na verdade inflorescências formadas por uma espata (bráctea) colorida e um espádice (eixo) com pequenas flores.

Anúncios

Filodendro-imperial (Philodendron erubescens)

plantas para ter em casa
Imagem: plan_artemx

O filodendro-imperial se caracteriza por suas folhas grandes, ovaladas e brilhantes, com tonalidades que variam do verde ao roxo, podendo atingir até 1 metro de altura. É uma planta que gosta de luz indireta e solo úmido, mas sem encharcar.

Anúncios

Filodendro-coração-de-jesus (Philodendron hederaceum)

O Filodendro-coração-de-jesus é uma das espécies de plantas para ter em casa ideais para quem prefere cultivar plantas com folhas pequenas. Ela se caracteriza por suas folhas em forma de coração, com bordas onduladas e coloração verde-clara.

filodendros plantas para ter em casa 3
Imagem: troquetaplante 

É uma planta trepadeira, que pode ser cultivada em vasos suspensos ou apoiada em suportes, desde que fique em um ambiente bem iluminado com luz indireta do sol e solo úmido.

Filodendro-xanadu (Philodendron xanadu)

O filodentro-xanadu pode atingir até 1 metro de altura e se caracteriza por suas folhas médias, lobadas e verde-escuras, que formam uma touceira densa e arredondada.

filodendros plantas para ter em casa 4
Imagem: basia_plantslover

É uma planta que também gosta de ambientes iluminados com luz indireta ou meia-sombra e solo úmido, mas bem drenado.

Anúncios

Filodendro-monstera (Monstera deliciosa)

Com suas folhas grandes, recortadas e perfuradas, a filodentro-montsera proporciona aos ambientes um aspecto exótico aos ambientes e pode atingir até 3 metros de altura.

filodendros plantas para ter em casa 5
Imagem: suculentable

É uma variedade de filodendro trepadeira, que pode ser cultivada em vasos grandes ou apoiada em suportes. Gosta de luz indireta ou meia-sombra e solo úmido, mas sem encharcar.

Filodendro-brasil (Philodendron hederaceum variegata)

O filodendro-brasil é uma espécie que possui folhas pequenas, em forma de coração, com variegações amarelas ou brancas.

filodendros plantas para ter em casa 6
Imagem: bellamariacroche

Também é uma planta trepadeira, que pode ser cultivada em vasos suspensos ou apoiada em suportes. Ela gosta de ser cultivada em ambientes bem iluminados com a luz indireta do sol e em um substrato úmido.

Anúncios

Dicas para cuidar dos filodendros

Para cuidar bem dos seus filodendros, você deve seguir algumas dicas simples para mantê-los saudáveis, bonitos e duradouros dentro de casa.

Exposição ao sol

Um dos principais cuidados ao cultivar os filodendros dentro de casa é a exposição das espécies a luz indireta do sol. Por mais que prefiram ser cultivadas em ambientes bem iluminados, elas não gostam de ficaram expostas a luz direto do sol.

Anúncios

Rega e adubação

A rega deve ser realizadas regularmente, cuidando para manter o solo úmido, mas não encharcado. Também é importante não molhar as folhas nas regas para prevenir doenças fúngicas. Quanto a adubação, ela deve ser feita a cada dois meses com um fertilizante orgânico ou mineral diluído na água da rega.

Poda e limpeza

Pode as plantas periodicamente para remover as folhas secas ou danificadas e estimular o crescimento. Conclusa a manutenção, limpando as folhas dos filodendros com um pano úmido para remover a poeira e melhorar a respiração das plantas.

Publicidade relacionada

Veja Também