Considerada como uma espécie de cacto da floresta, um tanto quanto rebelde, a flor de maio é muito encontrada na região norte do estado do Rio de Janeiro. Para muitos amantes de jardinagem, a espécie é uma das plantas favoritas para ser cultivada em casa, devido a facilidade do cultivo e adaptação em ambientes internos.
Contudo, citaremos alguns pontos que são fundamentais para o desenvolvimento correto do cacto e da floração da flor de maio.
Imagem: Débora♡ – Projeto Jardim (@larcasa01)
Características da flor de maio
Por mais que a flor de maio não desenvolva nenhum espinho, ela é considerada uma espécie de cacto. Após seu crescimento, ele pode desenvolver flores lindíssimas, que podem variar entre tons de rosa, branco, laranja e vermelho, chegando a medir até 8 cm.
Floração
A floração da flor de maior geralmente se inicia em abril e pode se prolongar até a meados de agosto (entre as estações do outono e inverno).
Como cultivar a flor de maio?
Podendo se adaptar facilmente em ambientes internos, é preciso seguir alguns cuidados fundamentais para que a flor de maio se desenvolva corretamente e possa florescer.
1- Exposição a luz
Crys Bernardes, designer floral da floricultura Mania de Flor, recomenda que a flor de maio seja cultivada em um ambiente de meia-sombra, onde possa receber apenas por algumas horas a luz direta do sol, principalmente no início do dia ou no final da tarde.
Ela reforça, que caso a espécie seja cultivada em um ambiente de sombra, ela dificilmente irá ser estimulada o suficiente para desenvolver suas flores.
2- Substrato
Crys Bernardes, indica que seja feito o uso de um substrato com uma ótima drenagem, podendo ser composto por uma mistura de terra vegetal de qualidade, carvão triturado, cascas de árvores quebradas e fibra de coco.
Para a adubação, pode ser feita a utilização adubo Bokashi durante a maior parte do ano e nos meses que antecedem sua floração, aplicar algum adubo rico em fósforo, como o NPK 9-45-15.
3 -Regas
As regas podem ser feitas sempre que o substrato se apresentar seco. Nesse caso, regue a flor de maio até que a água comece a sair pelos furos de drenagem do vaso, refazendo a rega somente após o substrato se secar por completo.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br