Jasmim-Asa-de-Anjo (Jasmim Estrela): Guia Completo de Cultivo e Cuidados

Escrito por:

O Jasmim-Asa-de-Anjo, também conhecido popularmente como Jasmim Estrela, é uma planta encantadora que promete trazer beleza e um perfume inconfundível ao seu jardim ou espaço interno. Ela é originária do Arquipélago Bismarck, no Pacífico, mas se adapta bem ao clima tropical e subtropical do Brasil.

Anúncios

Devido as características, é uma planta bastante procurada para ser cultivado em ambientes internos, por ser uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa, que produz flores brancas e perfumadas, em forma de estrela.

Características notáveis

O jasmim-asa-de-anjo (Jasminum nitidum) pertence à família Oleaceae, a mesma do jasmim-comum e da oliveira. Ele possui ramos longos, pendentes e ramificados, que podem alcançar até 6 metros de altura. Ele ainda se caracteriza por suas folhas são verdes-escuras, brilhantes, coriáceas e opostas, com formato oval e pontas afiadas.

Jasmim-Asa-de-Anjo (Jasmim Estrela)
Imagem: miyu05miyu

Na época de floração, que ocorre em cachos principalmente na primavera e no verão, o jasmim estrela desenvolve flores pequenas, com cinco pétalas brancas e um centro amarelo, exalando um perfume agradável.

Anúncios

Versátil

O jasmim estrela é uma planta muito versátil, que em ambientes externos pode ser cultivada como arbusto informal, cerca-viva, em canteiros ou pergolados, desde que tenha suporte para se enrolar.

Em ambientes internos, o jasmim-asa-de-anjo também pode ser cultivado em vasos, desde que sejam seguidos alguns cuidados ao ser cultivado.

Anúncios

Como cuidar do jasmim estrela em vaso?

Luz do sol

O ideal é que o jasmim estrela seja cultivado em um local onde a planta pode receber a luz do sol direta durante algumas horas. Em ambientes internos, opte por deixar o vaso de jasmim estrela próximo a uma janela bem iluminada onde receba a luz do sol por um certo período.

Substrato e rega

O substrato utilizado no cultivo do jasmim-asa-de-anjo deve ser fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Para manter a fertilidade do substrato, pode ser feita a adubação a cada dois meses, com fertilizante orgânico ou químico, seguindo as instruções do fabricante.

Jasmim-Asa-de-Anjo (Jasmim Estrela)
Imagem: damfino1964

Quanto as regas, elas devem ser realizadas regularmente, cuidando para manter o substrato sempre umedecido, sem causar encharcamento em suas raízes.

Doenças e manutenções

O jasmim estrela é muito resistente e de fácil manutenção. Contudo, por mais que não seja muito suscetível a pragas e doenças, ele pode sofrer com ataque de cochonilhas, pulgões e ácaros. Nesses casos, recomenda-se aplicar um inseticida natural ou específico para o problema.

Anúncios

Poda

A poda do jasmim-asa-de-anjo é opcional, mas pode ser feita para estimular a floração, controlar o crescimento ou dar forma à planta. Aliás, a poda deve ser realizada sempre após a floração, cortando-se os ramos mais velhos ou indesejados.

Multiplicação

A multiplicação do jasmim estrela pode ser feita facilmente por estaquia ou alporquia. A estaquia consiste em cortar um ramo semi-lenhoso da planta, com cerca de 15 cm de comprimento, retirar as folhas da base e plantá-lo em um substrato úmido e arenoso.

Anúncios

Já a alporquia consiste em fazer um corte circular na casca de um ramo da planta, envolvê-lo com musgo úmido e plástico e esperar que se formem raízes no local. Depois disso, basta cortar o ramo abaixo das raízes e plantá-lo em um vaso.

Publicidade relacionada

Veja Também