De origem africana, a Kalanchoe blossfeldiana, popularmente conhecida como “flor da fortuna”, Murilo Soares, Engenheiro Florestal da Spagnhol Plantas, comenta que ela é uma das suculentas mais populares que existe e pertence à família das crassuláceas.
Se tornou popular, devido a variedade de cores que podemos encontrar da espécie no mercado, destacam-se as variedades de flor-da-fortuna nas cores laranja, vermelha, rosa, branca e outra que possui pintinhas em suas bordas.
Imagem: Imagem de Hans por Pixabay
Época de floração
Seguindo todos os cuidados, que são importantes para o cultivo da Kalanchoe, é possível que ela floresça o ano todo, na maioria das vezes. Contudo, o período de maior floração da suculenta ocorre no final do inverno e no começo da primavera.
Como cultivar a Kalanchoe?
A partir do momento que você ganha ou adquiri a kalanchoe, seu cultivo se torna um tanto prático, devendo seguir apenas alguns cuidados fáceis de serem seguidos para que ela não deixe de florir ou acabe morrendo.
1- Exposição a luz
Um dos principais cuidados para que sua Kalanchoe se desenvolva corretamente, está na correta exposição da suculenta a luz. Murilo Soares, recomenda que a flor da fortuna seja cultivada em um ambiente bem iluminado, onde possa receber uma pouco da luz do sol da manhã ou do final da tarde.
2- Regas
A Kalanchoe prefere ser cultivada em um substrato úmido. Por isso, cuide para que as regas sejam feitas sempre que o substrato começar a apresentar que está ficando seco.
Cuide apenas para não exagerar na quantidade de água fornecida, para evitar que suas raízes acabem apodrecendo. Aliás, Murilo Soares reforça que essa espécie de suculenta pode fazer o armazenamento de água em suas folhas.
3- Substrato recomendado
Quanto ao substrato, o ideal é que ele seja mais aerado, mais descompactado e bem drenado. Caso não queira fazer o uso de um substrato, pode estar utilizando uma mistura de terra vegetal preta, areia grossa e matéria orgânica para nutrir o solo.
4- Adubação
É importante oferecer algum tipo de adubo à sua Kalanchoe para estimular sua floração. Nesse caso, pode estar aplicando qualquer adubo de floração, misturar 1 colher dele na água e regar essa mistura uma vez ao mês.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
4 Comentários
Amei essas orientações!
Amei !!!
Tenho dois vaso com Kalonchoe, não consigo que tem flores! coloco no sol,. , faço tudo de bom não tão Flor,!!!!
Amo,Tenho Todas as Kalonchoe,só FalTa a cor Rosa,
Comments are closed.