O Lírio da paz é muito conhecido por sua capacidade de absorver energias ruins de um ambiente, além de trazer prosperidade e purificar o local. Aliás, esses são alguns dos motivos que fazem a planta ser tão adorada entre os amantes por plantas, em especial aos que cultivam plantas em ambientes internos.
Afinal, assim como a Zamioculca, a Spathiplyllum wallisii também se adapta facilmente a ambientes internos, que não pegam a luz direta do sol por muito tempo, bastando apenas de alguns cuidados para que possa florir.
Imagem: rosangelaconsultora7
Qual o significado do Lírio da paz?
Como citado anteriormente, o Lírio da paz é conhecido como uma planta repleta de significados. Entre os mais conhecidos, estão a sua capacidade de trazer esperança, paz, tranquilidade e harmonia para o ambiente onde estão sendo cultivadas.
Características do Lírio da paz
A principal característica do Lírio da paz, está no desenvolvimento de uma linda inflorescência (bráctea) branca ao meio de suas folhagens com cores esverdeadas.
Por isso, a planta é tão cultivada dentro de ambientes internos com o auxílio de vasos decorativos, já que dá um “up” no visual do local.
Flor do lírio da paz
Por mais comum que seja chamar a bráctea do lírio da paz de flor, essa “flor” branca que se desenvolve na planta na verdade não é uma flor.
Essa parte branca que se desenvolve, é na verdade sua inflorescência, onde nasce sua “flor” que se assemelha a uma haste, conhecida como espádice.
Época de floração
Após seguir todos os cuidados necessários com o cultivo do Lírio da paz, é esperado que a planta possa florescer por até duas vezes no ano, principalmente entre os meses de Janeiro a Março ou entre os meses de Julho a Setembro.
Como cuidar do Lírio da paz para florir?
Parece até estranho, mas o Lírio da paz não requer de cuidados muito complexos para que possa crescer e desenvolver suas flores, até mesmo quando estão em ambientes internos. Contudo, é recomendado seguir alguns cuidados quando está sendo cultivado.
1- Exposição a luz
O principal cuidados que você deve ter para que seu Lírio da paz possa florir, está na exposição indireta a luz do sol. Afinal, a planta prefere se desenvolver em ambientes que possuam sombra e que não receba a luz direta do sol durante a maior parte do dia.
Por não ser uma planta muito tolerante a luz direta do sol, caso fique exposta por muito tempo nessas condições, pode acabar tendo suas folhas queimadas. Por isso, é importante observar se o local onde ela está sendo cultivada fica em sua maior parte de meia-sombra.
2- Solo ideal e adubação
Outro ponto muito importante para o desenvolvimento correto do Lírio da paz, está nos cuidados com o solo utilizado para o seu cultivo. Como recomendação, o ideal é fazer o uso de um substrato apropriado para a planta, misturado a uma pequena porção de vermiculita.
Dessa forma, o solo irá conseguir manter sua umidade e não irá reter muita água nas raízes da planta, que pode acabar apodrecendo quando em excesso. Quanto a adubação, prefira fazer o uso de algum tipo de adubo orgânico e regue com um pouco de água de beterraba para garantir seu florescimento.
3- Frequência das regas
Quanto a frequência das regas, prefira fazer sempre que observar que o solo está ficando seco, mas sem exagerar na dose para que o solo não fique encharcado por excesso de água.
Nesse caso, você pode fazer o teste do ‘dedômetro”, afundando a ponta do dedo na superfície do substrato. Se sentir que está seco, pode fazer a rega da planta. Cuide apenas para não deixar o Lírio da paz sem regas por longos períodos, já que sua flor pode acabar ficando totalmente murcha.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
14 Comentários
Amei as dicas.🌿💕
Eu TB. Obrigada ☺️
Eu amo ler sobre as plantas
Amo plantas ,amei as dicas
Gratidão pela dica!!
Muito boa as dicas obrigada!!!
Muito boa suas dicas
Amo lírio da paz tenho 3 vasos dentro de casa foi muito útil suas dicas obrigada
Amo lírio da paz, tenho bastante vasos, inclusive o lírio da Amazônia.
Será que vocês podem me ajudar com as minhas horquidea, está saindo manchas amarelas não sei o que fazer.
E a outra está como se tivesse colocado fogo nela 😔o que eu faço?
Como usar a água da beterraba?
É dela cozida ou natural ?
Bom dia, Rosa.
É a água que fica na panela após o cozimento da beterraba.
Sempre separamos após o cozimento e vamos aplicando aos poucos nas nossas plantas.
Excelente as informações
Obrigada pelas dicas.
Qual o adubo próprio para Lírio da Paz?
Tenho um vaso de lírio da paz a anos…e embora esteja em lugar de luz indireta… não floriu mais. Nem está desenvolvendo…pq será?
Deixe um Comentário